Tela Noticias

Lucro da JBS cai 47% no 3º trimestre, para R$ 4 bilhões

Lucro da JBS cai 47% no 3º trimestre, para R$ 4 bilhões


Companhia é a maior do mundo no setor de alimentos em receita obtida. A JBS teve lucro líquido de R$ 4 bilhões no terceiro trimestre, queda de 47% ante igual período do ano passado, por desempenhos mais fracos principalmente nas operações de carne bovina na América do Norte, enquanto os negócios da empresa no Brasil contribuíram positivamente.
A companhia, que é a maior do mundo no setor de alimentos em receita obtida, registrou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado de R$ 9,54 bilhões no período, 31,5% menor no comparativo anual.
Fábrica da JBS nos Estados Unidos, em imagem de arquivo
REUTERS/Shannon Stapleton
A receita líquida, por sua vez, subiu 6,8% no terceiro trimestre, para R$ 98,9 bilhões, impulsionada pela unidade internacional de aves PPC ( 17%), JBS Australia ( 20%) e Seara ( 22%).
“Foi o maior faturamento em um trimestre que a gente já teve”, disse à Reuters o CEO global da empresa, Gilberto Tomazoni.
O resultado só não foi melhor porque as margens ficaram mais comprimidas em relação ao período anterior de maior oferta de bois nos Estados Unidos, o que elevou os custos da produção de carne.
No período, cerca de 72% das vendas globais da JBS foram realizadas nos mercados domésticos em que a empresa atua e 28% por meio de exportações. Neste cenário, a JBS anunciou o pagamento de dividendos intercalares no valor de R$ 2,2 bilhões, ou R$ 1 por ação, a serem realizados em novembro deste ano.
Tomazoni admitiu que os resultados do terceiro trimestre tiveram um contexto desafiador, com uma “normalização” do ciclo do gado nos Estados Unidos – após um cenário de oferta mais ampla no ano passado–, aumento nos custos dos grãos e da energia que desencadearam pressões inflacionárias em regiões importantes, como a Europa, afetando o desempenho da empresa.
Ainda assim, ele avaliou o resultado como robusto, com margens “saudáveis”, graças à estratégia “multiproteína” e “multigeografia”.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *