Presidente participou do Fórum Empresarial com empresários em Doha nesta quinta-feira (30); petista viaja a Dubai para a COP28
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um evento com empresários no Fórum Empresarial em Doha, em busca de investimentos para o Brasil.
Discursando nesta quinta-feira (30), Lula saudou os esforços do Catar para negociações de paz durante a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
“Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina”, disse o presidente.
“Quero saudar a mediação do Catar para o acordo anunciado há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns (mulheres e crianças) em troca de uma trégua temporária e da libertação de prisioneiros palestinos (mulheres e crianças).”
Poucos minutos antes do fim do último acordo de trégua, as forças israelenses anunciaram que um novo acordo foi feito com o Hamas para prolongar a pausa nos bombardeios por mais um dia nesta quinta-feira. A trégua dura sete dias, desde o seu início na última sexta-feira (25).
No Fórum, Lula ainda disse que Catar é, atualmente, “uma de nossas principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio”, citando um “vibrante empresariado” com interesse pelo Brasil na região.
“Canteiro de obras”
Durante seu discurso, Lula disse que quer transformar o Brasil em “canteiro de obras” para investimentos. O petista busca atrair empresários para o desenvolvimento do país.
“Construindo, ampliando e modernizando portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias”, disse o presidente a empresários.
Produtos de maior valor agregado, como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da Embraer foram trazidos pelo petista como produtos que o Brasil pode oferecer.
No ramo dos alimentos, Lula citou ainda a carne halal, que respeita ritos islâmicos no processo de corte. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne halal no mundo.
O presidente agora segue viagem para Dubai, onde participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28.
“Estou certo de que o Catar também poderá ser um aliado importante nessa agenda”, acrescentou.
Fonte: CNN Brasil