Foco das ações da prefeitura da capital será no esquema de ordenamento urbano e trânsito
Mais de 1.200 agentes vão participar do esquema de ordenamento urbano e trânsito durante o Réveillon de 2023/24, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. O esquema foi montado para dar apoio às forças policiais e garantir segurança para quem for assistir à queima de fogos.
Mais de 1.200 agentes vão participar do esquema de ordenamento urbano e trânsito durante o Réveillon de 2023/24, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. O esquema foi montado para dar apoio às forças policiais e garantir segurança para quem for assistir à queima de fogos.
Do total de agentes, 388 guardas municipais vão ficar responsáveis pelo monitoramento e fiscalização do trânsito. Para isso, eles contarão com 134 viaturas, entre carros e motos, e 21 reboques.
Os guardas municipais também ficarão responsáveis pela implantação dos bloqueios na área de lazer, fiscalização da proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a fiscalização e o monitoramento das estações do metrô.
Ordenamento urbano
Já nas ações de ordenamento urbano, serão mais de 60 postos de atuação da Guarda Municipal na orla e vias de acesso do bairro de Copacabana, com atenção especial a pontos de bloqueio e suporte no entorno dos postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Seop contará, ainda, com oito bases de apoio pelo bairro de Copacabana. A equipe da secretaria coibirá os ambulantes e carros estacionados irregularmente, para proporcionar maior fluidez nas ruas e calçadas do bairro, fiscalizar os ambulantes fixos nas faixas de areia, coibir a venda de bebidas em garrafa de vidro, remover veículos piratas, inspecionar os táxis, realizar o atendimento às pessoas em situação de rua, além de manter a ordem e segurança dos passageiros nas viagens de BRT com destino às praias.
“O foco das ações será o ordenamento urbano e também o auxílio às forças policiais na prevenção e na segurança. (…) É muito importante para a gente poder ter a área de circulação preservada e que a gente tenha festas por toda a cidade, com segurança e com ordem pública”, destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Como nas edições anteriores, o Centro de Comando e Controle Móvel terá acesso ao Mapa Operacional da GM-Rio e fará o monitoramento em tempo real da localização de cada agente, dando mais agilidade no flagrante e coerção de delitos.
A operação também contará ainda com agentes do Grupamento de Operações com Cães (GOC).
Serão montadas, ainda, cinco tendas operacionais, sendo duas no Leme e três em Copacabana para dar suporte ao Subgrupamento de Operações de Praia (SGOP) que fará rondas na faixa de areia.
“Nossas equipes estarão presentes em diversos pontos da orla e nos acessos ao bairro, sendo de fácil identificação para os cidadãos que precisarem de auxílio”, afirmou o Inspetor Geral José Ricardo Soares, comandante da GM-Rio.
Fonte: CNN Brasil