Votação aconteceu em turno único na instituição. Conselho Superior deverá aprovar uma lista tríplice, que será enviada ao Ministério da Educação (MEC) para a nomeação.
A Chapa 1, “UFSJ: Esperançar e Construir Mais“, composta pelos professores Marcelo Andrade e Rosy Ribeiro foi a vencedora da consulta pública para escolha da reitoria da Universidade Federal de São João del Rei. A votação foi realizada na terça-feira (21), com resultado oficial divulgado nesta quarta (22).
Com o resultado, Marcelo e Rosy, que já estavam à frente da instituição, foram reeleitos para o quadriênio 2024-2028.
A apuração aconteceu no Campus Dom Bosco durante toda a madrugada desta quarta-feira (22). A chapa vencedora obteve a seguinte votação:
309 votos de docentes
194 de servidores técnicos-administrativos
936 de estudantes
A Chapa 2, “UFSJ Juntos: Atitude, Respeito e Compromisso”, recebeu 14,82% de votos. Em seguida, a Chapa 3, “Dialogar para Transformar”, teve 11,06% da votação. Por fim, a Chapa 4, “UFSJ Viva”, obteve 3,33%.
Conforme o cronograma, a quinta-feira (23) e a sexta (24) serão dias destinados para interposição de recursos, em local e horário determinados no “Edital de Chamada”. A previsão é de que no dia 28 seja publicado o resultado do julgamento dos recursos e no dia seguinte a publicação do resultado final.
A partir daí, o Conselho Superior da UFSJ deve aprovar uma lista tríplice, que será enviada ao Ministério da Educação (MEC) para a nomeação.
Fonte: g1