Pasta enviou aviso às instituições de ensino informando que ‘foram realizados os ajustes com a exclusão das bolsas equivocadamente geradas pelo sistema’. Procurado pelo g1, ministério não explicou se alunos selecionados em 1º de setembro perderão o benefício. Prouni 2022
Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) afirmou, nesta quinta-feira (8), que errou ao ofertar 257 bolsas duplicadas na 2ª chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Ou seja: no processo seletivo encerrado em setembro, candidatos foram pré-selecionados para vagas que não existiam de fato.
Compartilhe esta reportagem no Whatsapp
Compartilhe esta reportagem no Telegram
Em e-mail enviado às instituições de ensino na última madrugada e obtido pelo g1, a pasta diz que as inconsistências detectadas serão corrigidas “com a exclusão das bolsas equivocadamente geradas pelo sistema”.
Informa também que todas as operações realizadas no SisProuni desde 4 de setembro deverão ser refeitas pelas universidades.
Após ser questionado pelo g1, o MEC pronunciou-se publicamente sobre o assunto no início da tarde. Em nota, disse que o número de bolsas duplicadas representa 0,12% do total ofertado e que “medidas para sanar os equívocos foram tomadas tão logo a situação foi identificada”.
Até a última atualização desta reportagem, o ministério não havia respondido sobre o que acontecerá com os pré-selecionados na lista do Prouni divulgada em 1º de setembro.
LEIA TAMBÉM:
Dívidas com o Fies podem ser renegociadas com descontos de até 99%
Lei de cotas em concursos: entenda por que universidades sorteiam vagas para contratar professores negros
Histórico de problemas
Por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Prouni oferta bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino privadas.
São duas edições por ano. A do 2º semestre de 2022 vem sendo marcada por uma série de problemas:
SUMIÇO DE VAGAS: Em 3 de agosto, candidatos relataram que vagas ofertadas no sistema durante as inscrição “sumiram” e que a classificação parcial não estava aparecendo no site.
ATRASO NOS DADOS: Em 12 de agosto, universidades e entidades do ensino superior acusaram o MEC de atrasar a divulgação de dados do Prouni e comprometer o processo de matrícula dos alunos.
INSTABILIDADE NO SISTEMA: Em 29 de agosto, data em que a 2ª chamada deveria ter sido divulgada, o sistema ficou instável e impediu que os alunos visualizassem os resultados. No dia seguinte, o MEC adiou os prazos do processo seletivo.
E-mail do MEC às universidades
Veja o e-mail do MEC na íntegra:
Comunicado do MEC afirma que houve erro na segunda chamada do Prouni
Reprodução
“O Ministério da Educação informa que realizou uma varredura no sistema do Prouni e identificou inconsistências que resultaram na oferta de bolsas duplicadas na segunda chamada do Prouni. Com o objetivo de garantir o cumprimento das regras do edital do Programa, e conforme orientação da Consultoria Jurídica da pasta, foram realizados os ajustes com a exclusão das bolsas equivocadamente geradas pelo sistema.
Assim, informamos que foi necessária a recuperação de backup do Sistema do Prouni do dia 04/09/2022. Isto significa que todas as operações realizadas no SisProuni desde o dia 04/09/2022 deverão ser refeitas.
O MEC reforça que a definição segue estritamente o edital e normativos do certame e que medidas para sanar os equívocos foram tomadas tão logo a situação foi identificada com o objetivo de garantir a equidade de condições previstas nos normativos. “
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Esta foi a primeira reunião de Galípolo como presidente do BC, não a última de Campos Neto
- PT reclama de Haddad e falta de explicação para eleitores com pacote fiscal
- Governo planeja campanha sobre isenção do IR
- Copom decide juros nesta quarta (11), na última reunião com Campos Neto à frente do BC
- IPCA desacelera a 0,39% em novembro; preços das carnes impactam índice, diz IBGE
- Câmara dos Deputados aprova quatro projetos de segurança pública
- Quaest: 52% aprovam o trabalho de Lula; 47% desaprovam
- Lula estar hospitalizado não interfere no ritmo de votações do Congresso, diz Padilha
- Projeto de inteligência artificial deve ser votado pelo Senado nesta terça (10)
- PEC da Segurança: governadores voltam a Brasília para cobrar mudanças