Agência Gov | Via Anvisa/Ricardo Stuckert/PR
A missão do governo brasileiro à Índia termina neste sábado (21/2) com saldo positivo para a saúde pública. No âmbito da vigilância sanitária, foi assinado um Memorando de Entendimento, para potencializar a cooperação entre as duas nações, e foram aprovados seis fabricantes de insumos farmacêuticos, que vão ampliar a oferta de medicamentos no Brasil.
O Memorando de Entendimento assinado entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Central Drugs Standard Control Organization (CDSCO) estabelece a troca de informações regulatórias de medicamentos, insumos e dispositivos médicos de forma confidencial, para viabilizar análises mais céleres e o intercâmbio das melhores práticas entre autoridades sanitárias do Brasil e da Índia.
A Anvisa também aprovou seis plantas indianas fabricantes de insumos farmacêuticos ativos (IFA), que já estão aptas a basear a fabricação de medicamentos destinados ao mercado brasileiro. Entre as fábricas que receberam o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), estão produtoras do insumo tacrolimo, fundamental para a manutenção de pacientes transplantados, e do aciclovir, utilizado no tratamento de herpes zoster.
Plantas fabricantes de Insumos destinados aos tratamentos de malária, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e depressão também foram aprovados. Além disso, foram registrados dois medicamentos produzidos com insumos indianos: a mirabegrona, indicada para o tratamento da incontinência urinária, e o sulfato de neomicina, antibiótico de uso tópico.
A assinatura do Memorando de Entendimento e as aprovações aconteceram em meio à missão do governo brasileiro à Índia , realizada de 18 a 21 de fevereiro de 2026 para fortalecer a cooperação entre as duas nações, incluindo a transferência de tecnologia de insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), respostas a emergências nacionais e regulação sanitária.
Conheça empresas certificadas e seus insumos de produção
• Biocon Biosphere Limited – tacrolimo.
• Haleos Labs Limited – Unit 1 – alopurinol, cimetidina, citrato de sildenafila, cloridrato de nafazolina, cloridrato de ropivacaína, dapsona, famotidina, furosemida, maleato de domperidona, minoxidil.
• Matrix Pharmacorp Private Limited – aciclovir, alprazolam, candesartana cilexetila e loratadina.
• MSN Life Sciences Private Limited – Unit III – acetato de flecainida, atorvastatina cálcica, bissulfato de clopidogrel, cloridrato de doxepina, clortalidona, famotidina, fosfato de sitagliptina monoidratado, levetiracetam, mesilato de safinamida, pantoprazol sódico, pregabalina, ranolazina, rosuvastatina cálcica, sulfato de hidroxicloroquina.
• M/S Rajasthan Antibiotics Limited – aciclovir sódico (etapa de esterilização).
• Vasudha Pharma Chem Limited – UNIT III -Cloridrato de Biperideno.



