Tela Noticias

Moradores mantém tradição há 16 anos e iniciam decoração da ‘Rua da Copa’ em Teresina

Moradores mantém tradição há 16 anos e iniciam decoração da ‘Rua da Copa’ em Teresina


Moradores esperam que a associação entre as cores da bandeira do Brasil com a eleição de 2022 seja esquecida durante a Copa do Mundo. Moradores mantém tradição há 16 anos e iniciam decoração da ‘Rua da Copa’ em Teresina
Andrê Nascimento/ g1 PI
Os moradores da rua Juiz Emiliano Paes Landim, no bairro Dirceu, em Teresina, começaram a tradicional decoração para receber a Copa do Mundo de 2022. Os muros das casas começaram a receber as cores verde e amarelo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O organizador da decoração, o representante comercial Helder Almeida, disse espera que a associação entre as cores da bandeira e a eleição de 2022 seja esquecida durante a Copa do Mundo.
Moradores mantém tradição há 16 anos e iniciam decoração da ‘Rua da Copa’ em Teresina
Andrê Nascimento/ g1 Piauí
“A eleição acabou, ficou pra lá. A gente já tinha a Rua da Copa, a Rua Verde e Amarela. Nossas cores são anteriores ao (presidente) Bolsonaro. Qualquer político ou eleitor que quiser vir, seja de um lado ou do outro, pode vir. A rua é aberta, pública”, disse Helder Almeida.
Virou tradição
Moradores mantém tradição há 16 anos e iniciam decoração da ‘Rua da Copa’ em Teresina
Andrê Nascimento/ g1 Piauí
A brincadeira de decorar a rua começou ainda em 2006. De lá para cá, são quatro Copas do Mundo fazendo uma decoração “padrão FIFA”, como os moradores gostam de definir.
Leia também:
Morador resgata a tradição de enfeitar as ruas para Copa do Mundo em comunidade de Guarujá, SP
‘Rua da Copa’ em Teresina continua em festa após primeira vitória do Brasil contra a Costa Rica
“Já são 16 anos que a gente faz isso para manter o espírito da Copa. As pessoas do bairro já ficam na expectativa. Se tornou uma tradição do Dirceu”, disse Helder.
Em 2022, vai ser a segunda vez que a Giovanna, de 6 anos, vai assistir a uma Copa do Mundo. Já o irmãozinho Bruno, de 1 ano, vai participar da primeira (Foto abaixo). “Eles estão animados, principalmente a Giovanna! Mas o Bruninho, por enquanto, só sabe falar ‘gol’!,”, brincou a mãe, Gil Granata.
Initial plugin text
A festa mobiliza cerca de 40 famílias que moram em duas quadras da rua Juiz Emiliano Paes Landim. Além dos muros, os moradores ainda devem pintar as vias de verde e amarelo, as calçadas de azul e cobrir tudo com bandeirolas, de esquina a esquina.
“Já teremos mais coisas no dia do primeiro jogo do Brasil, e ir evoluindo na decoração conforme a copa for andando. Na final, o Brasil jogando ou não, vamos ter uma festa por aqui”, disse Helder.
Em 2018, mais de 3 mil pessoas foram até a Rua da Copa em cada partida
José Marcelo/G1 PI
Além de reunirem amigos e familiares para ver as partidas juntos, os moradores ainda aproveitam a movimentação para faturar um dinheiro extra, vendendo lanches ou bebidas para visitantes de outras regiões da capital que vem para a Rua da Copa.
As festas são feitas com autorização da Prefeitura, através da Superintendência e de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD-Sudeste) e com apoio da Polícia Militar. O tráfego de carros e moto fica restrito nas duas quadras onde acontece a festa. Após os jogos, a movimentação deve seguir até as 22h, quando a via é novamente liberada.
“A rua vira uma extensão da casa da gente. Eu mesmo coloco minha TV e as cadeiras no terraço de casa. Todo mundo que quiser participar, quiser assistir com a gente, fica à vontade”.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *