Ex-presidente Lula participa de ato com apoiadores na quadra da Portela, no Rio de Janeiro
Reprodução
A campanha eleitoral deste ano entra nesta semana na reta final do primeiro turno, e a equipe do ex-presidente Lula (PT) tem dois focos principais: estimular os eleitores a comparecer às urnas, reduzindo o nível de abstenção, e responder a ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
Neste fim de semana, por exemplo, Lula participou de um ato em São Paulo e pediu aos eleitores que compareçam no dia 2 para poderem ter “autoridade moral” de cobrar os eleitos. No Rio, Lula chamou de “estupidez” a proposta do governo Bolsonaro de estudar a privatização da Petrobras.
Integrantes da coordenação da campanha petista ouvidos pelo blog afirmam que o trabalho, hoje, é tentar garantir vitória já no primeiro turno, o que, segundo as pesquisas, tem chances reais de acontecer.
E esses mesmos integrantes já se preparam, caso a pesquisa Ipec a ser divulgada nesta segunda-feira também aponte chances de vitória no próximo domingo, para aumentar a ofensiva, em especial contra o que consideram “guerra suja” em redes sociais e grupos de mensagem.
Por isso, foi redobrado o monitoramento. Além disso, há o entendimento de que as respostas precisam ser imediatas, para neutralizar os ataques.
Abstenção
Outro ponto citado por coordenadores da campanha é a importância de combater a abstenção. A estratégia será reforçar a importância do voto.
Um dos integrantes do QG de Lula ouvidos pelo blog acredita que a eleição terá menos abstenção se comparadas a outras, mas, mesmo assim, a avaliação é que qualquer ponto de abstenção reduzido agora pode ser decisivo para uma vitória no primeiro turno.
Agenda
Lula terá hoje uma chamada “superlive” com artistas e, amanhã, um evento com nomes famosos do esporte. A partir de quarta, ele se concentrará em se preparar para o debate de quinta-feira, na Globo.
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- Dólar retoma alta e bate R$ 6,29 após nova intervenção do BC; Ibovespa sobe
- Dólar dispara e fecha a R$ 6,26, nova máxima histórica; bolsa cai mais de 3%
- Juros devem cair só no segundo semestre de 2025, projeta CNI
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem
- Câmara conclui votação de projeto que incentiva transição energética
- Pacheco considera sessão no sábado (21) para votar Orçamento