Tela Noticias

‘Não vai ser do jeito que está’, diz Lula sobre possível revisão da reforma do ensino médio

‘Não vai ser do jeito que está’, diz Lula sobre possível revisão da reforma do ensino médio

MEC abriu consulta pública sobre o Novo Ensino Médio, aprovado em 2017 e criticado por problemas na implementação. Entidades pedem revogação; Lula diz que haverá ‘nova discussão’. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (21) que o governo fará um amplo debate sobre a reforma do ensino médio – aprovado em 2017 e alvo de críticas, nos últimos anos, por problemas na implementação das novas regras.
Lula não manifestou intenção de revogar plenamente a reforma – uma cobrança feita pelo movimento estudantil e por entidades ligadas ao setor –, mas disse que será aberta uma “nova discussão” sobre o tema, capitaneada pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
“Até conversei com ministro Camilo, ele vai fazer o debate sobre ensino médio. Ele vai fazer uma discussão com educadores e estudantes, não vai ser do jeito que está. Para que a gente possa fazer uma coisa que seja agradável ao governo, mas também aos estudantes”, disse Lula.
“Ele vai conversar com outros sindicatos para que a gente possa estabelecer, tanto com os educadores quanto com alunas, uma nova discussão sobre o ensino médio. Ele vai mudar, e o Camilo, eu tenho certeza que vai fazer aquilo que for melhor para os estudantes”, prosseguiu, em entrevista ao portal “Brasil 247”.
Novo Ensino Médio: ajustar ou revogar? Entenda em 7 pontos o debate que envolve alunos e MEC
O MEC abriu uma consulta pública no início do mês para avaliar e reestruturar o chamado “Novo Ensino Médio”.
As regras aprovadas em 2017:
aumentam a carga horária dos colégios;
mudam a distribuição de disciplinas no currículo, e
possibilitam que os alunos escolham em quais áreas vão se aprofundar.
São mudanças que, embora tenham pontos positivos, vêm enfrentando críticas pela maneira como estão sendo implementadas no dia a dia dos estudantes.
Segundo a portaria do MEC, publicada no Diário Oficial da União, a consulta durará 90 dias, podendo ser prorrogada. A partir dela, a Secretaria de Articulação Intersetorial e os sistemas de ensino elaborarão um relatório final e o encaminharão para a pasta.
Novo ensino médio: o que é e quais são as críticas feitas a ele?

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *