Primeira fase da prova será realizada em junho
A edição de 2025 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) registrou um número recorde de inscrições. Segundo o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), responsável pela organização da competição, mais de 55 mil escolas de todo o país confirmaram participação — número inédito desde a criação da OBMEP, em 2005.
A primeira fase da prova será aplicada no dia 4 de junho e deve envolver cerca de 20 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio. A olimpíada é voltada a alunos de escolas públicas e privadas, sendo considerada a maior competição científica do Brasil.
A OBMEP tem como objetivo estimular o interesse pela matemática, identificar talentos e promover a melhoria da qualidade da educação básica. Os estudantes classificados na primeira fase participarão da segunda etapa, prevista para acontecer em setembro. A premiação está programada para o fim do ano.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos premiados podem ter acesso a bolsas de iniciação científica oferecidas pelo CNPq, além de participarem de programas de aprofundamento matemático.
A crescente adesão de escolas é vista como reflexo do impacto positivo da OBMEP na trajetória de estudantes, muitos dos quais seguem carreira nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia.