Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul devem ser os estados mais afetados pelo calor extremo
Uma intensa onda de calor está se aproximando de algumas regiões do Brasil, podendo elevar as temperaturas a níveis extremos nos próximos dias.
De acordo com informações da Climatempo, alguns estados poderão registrar até 40°C nos termômetros, causando preocupação entre autoridades e população.
As áreas mais afetadas pelo calor intenso serão o oeste do Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões próximas à fronteira com a Argentina, e também o oeste e sul do Mato Grosso do Sul.
Além disso, grande parte do Rio Grande do Sul, áreas a oeste de Santa Catarina e do Paraná, o extremo oeste de São Paulo e o centro-sul do Mato Grosso do Sul também devem sentir os efeitos dessa onda de calor.
Causas do fenômeno
O fenômeno está sendo causado pela ausência de frentes frias na região, o que impede que o ar frio de origem polar chegue a essas áreas.
Como resultado, forma-se uma “bolha de ar quente” que se estabelece sobre a região, elevando as temperaturas a níveis extremos.
A previsão é de que esse cenário de calor intenso persista de hoje até o próximo sábado (18).
No domingo, espera-se a chegada de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, o que deve provocar uma queda nas temperaturas.
Especialistas recomendam que a população tome precauções durante esse período, como manter-se hidratada, evitar exposição prolongada ao sol e buscar ambientes frescos sempre que possível.
É importante também ficar atento aos grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças, que podem ser mais sensíveis aos efeitos do calor extremo.
Fonte: CNN Brasil