Criada em 2006 e com mais de 780 mil seguidores, conta recebeu carimbo de ‘verificada’ ao assinar a versão paga do comprovante, lançada recentemente. Após aquisição por Elon Musk, rede social tem feito vaivém de selos de autenticidade. Conta que se passa por Jesus Cristo recebe selo de verificado no Twitter
Reprodução
A conta @Jesus (é isso mesmo, você leu certo) viralizou nesta semana no Twitter ao informar que recebeu o selo azul.
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O perfil, que foi criado em 2006 e tem mais de 780 mil seguidores, publicou na quarta-feira (9) um post bem-humorado para comemorar o fato de ter sido “verificado”, depois de ter assinado a polêmica versão paga do carimbo de autenticidade, lançada recentemente pela rede social (leia detalhes mais abaixo nesta reportagem).
Nesta quinta-feira (10), uma outra mensagem sobre o tema também repercutiu bastante. Dizia o seguinte: “Por que a suposição de que sou falso?”.
A “indignação” foi motivada por esta análise feita por um jornalista da CNN internacional: “O Twitter deu o selo de verificação azul a Jesus Cristo… As coisas estão ficando um pouco confusas no Twitter sob comando de Elon Musk”.
O tal “selo azul” era originalmente atribuído a “contas ativas, notáveis e autênticas de interesse público”. A @Jesus descreve-se assim: “Carpenter, Healer, God” (em português: Carpinteiro, Curandeiro, Deus).
Mas, após o início da gestão do bilionário Elon Musk, o Twitter lançou uma nova versão do Twitter Blue, que é paga e entrou em vigor em 5 de novembro. Ela permite que todos os usuários recebam o tal selo azul – desde que assinem um plano mensal de U$S 8. É esse o caso do perfil @Jesus (veja imagem abaixo).
Mensagem exibida no perfil @Jesus no Twitter mostra que a conta recebeu o selo azul, de verificada, por assinar a versão paga do Twitter Blue, que custa US$ 8 por mês
Reprodução/Twitter/@Jesus
A iniciativa, no entanto, fez disparar o número de contas falsas na rede social. Algumas personalidades encontraram páginas de si próprias que não eram verdadeiras, caso do ex-presidente dos EUA Donald Trump, do astro do basquete Lebron James e do personagem fictício Mario Bros.
Para tentar remediar a confusão, o Twitter criou, nesta terça-feira (8), o selo cinza “Oficial”, com objetivo de identificar “contas de governos, organizações políticas como partidos políticos, empresas comerciais incluindo parceiros de negócios, grandes marcas, meios de comunicação e veículos e algumas figuras públicas”. Na prática, o selo cinza cumpriria a função original do selo azul.
Só que o novo rótulo foi cancelado publicamente menos de 24 horas mais tarde, depois de ter virado piada e meme entre os usuários. Fim do vaivém? Não. Porque, nesta sexta-feira (11), Musk voltou atrás (só para variar) e reativou o selo cinza de “Oficial”.
Com essa decisão, contas de figuras públicas, de governos e de grandes marcas passaram a ter dois selos de autenticidade:
o habitual azul, que pode ser “comprado” e aparece ao lado do nome do perfil;
e o em cinza (“oficial”), que é atribuído pelo próprio Twitter (sem necessidade de pagamento) e aparece mais abaixo.
O perfil @Jesus, até a última atualização desta reportagem, não contava com essa segunda modalidade de verificação.
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