Pesquisas recentes mostraram que os democratas, que já tiveram uma vantagem confortável em algumas corridas para o Senado, estão no fio da navalha, e as eleições para o Senado, que foram consideradas disputas entre os dois partidos, agora se inclinam para o lado republicano, à medida em que persiste a inflação alta no país. EUA estão a um mês da votação de meio de mandato
O governo do presidente Joe Biden está pouco otimista em relação às eleições de meio de mandato nos Estados Unidos. O Partido Democrata pode perder o controle da Câmara dos Deputados e do Senado, dizem dirigentes do governo.
Pesquisas recentes mostraram que os democratas, que já tiveram uma vantagem confortável em algumas corridas para o Senado, estão no fio da navalha, e as eleições para o Senado, que foram consideradas disputas entre os dois partidos, agora se inclinam para o lado republicano, à medida em que persiste a inflação alta no país.
Imagem do prédio do Capitólio, em Washington, nos EUA
Ken Cedeno/Reuters
A Câmara dos Deputados, que Biden e alguns aliados e conselheiros previram que os democratas poderiam manter no início deste ano, está decididamente balançando para os republicanos, dizem analistas de pesquisas, incluindo o FiveThirtyEight.
Perder o controle de uma ou ambas as casas do Congresso moldará profundamente os próximos dois anos da presidência de Joe Biden, com a expectativa de que os republicanos bloqueiem projetos de lei sobre licença familiar, aborto, policiamento e outras prioridades de Biden enquanto pressionam novas leis para conter a imigração e os gastos, usando o teto da dívida como alavancagem.
Biden previu em maio que seus colegas democratas teriam ganhos tanto na Câmara quanto no Senado, mas reconheceu na semana passada que a corrida ficou mais apertada. “Está indo e voltando com eles à frente, nós à frente, eles à frente”, disse Biden, acrescentando que as pesquisas estavam “espalhadas para todos os lados”, e que ele achava que elas apontariam para os democratas mais uma vez antes das eleições do dia 8 de novembro.
A Casa Branca, embora realista, aderiu publicamente a essa mensagem de esperança. Um conselheiro de Biden afirmou que o presidente e seus assessores sentem que têm uma forte chance de manter ambas as câmaras e que estão focados em fazer o possível.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- PT reclama de Haddad e falta de explicação para eleitores com pacote fiscal
- Governo planeja campanha sobre isenção do IR
- Copom decide juros nesta quarta (11), na última reunião com Campos Neto à frente do BC
- IPCA desacelera a 0,39% em novembro; preços das carnes impactam índice, diz IBGE
- Dólar fecha a R$ 6,08 e renova maior valor da história; bolsa sobe 1%
- Quaest: 52% aprovam o trabalho de Lula; 47% desaprovam
- Lula estar hospitalizado não interfere no ritmo de votações do Congresso, diz Padilha
- Projeto de inteligência artificial deve ser votado pelo Senado nesta terça (10)
- PEC da Segurança: governadores voltam a Brasília para cobrar mudanças
- Dino rejeita pedidos da AGU e mantém regras rígidas para emendas