Levantamento do C6 Bank/Ipec revelou que 36% dos entrevistados já definiram novos valores para transferências com PIX. PIX é o principal instrumento de transferência de valores e de pagamentos usado por brasileiros.
Reprodução/TV Globo
Criado em novembro de 2020, o PIX caiu no gosto dos brasileiros e já é o principal instrumento de transferência de valores e de pagamentos usado no país.
Até o final de agosto, eram 131,8 milhões de usuários cadastrados, de acordo com o Banco Central do Brasil. Já o número de chaves PIX ativas passava de 478 milhões. Isso porque uma mesma pessoa pode ter mais de uma chave ativa.
LEIA MAIS
Fez ou recebeu PIX por engano? Veja o que fazer
PIX Saque e PIX Troco: mapa mostra onde fazer operações
Veja dicas para não se enrolar com o PIX parcelado
Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via PIX. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$ 0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores, porém as instituições que ofertam o PIX estabelecem limites máximos de valor para diminuir os riscos de fraude e por prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
Segundo pesquisa C6 Bank/Ipec, mais de 70% dos brasileiros sabem que é possível ajustar os limites máximos de valores transacionados por PIX. Porém quase metade (47%) ainda não havia configurado novos valores para suas transferências. O levantamento ouviu 2 mil pessoas das classes A, B e C com acesso à internet.
“O ideal é que as pessoas ajustem os limites diário e noturno de transações com PIX para o menor valor possível, de acordo com seus gastos diários”, afirmou José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank, em nota.
De acordo com a pesquisa, 36% definiram novos valores para suas transferências com PIX, 6% fizeram esse ajuste para apenas um dos bancos que usam e 12% responderam que não se lembram.
A definição de novos limites para pagamentos pode ser feita pelo próprio cliente diretamente no aplicativo do banco. De acordo com o Banco Central do Brasil, os pedidos de redução têm efeitos imediatos e os pedidos de aumento só são considerados após um prazo de 24 horas.
Pix: saiba tudo sobre como funciona
Veja, abaixo, o passo a passo para mudança dos limites em sua conta PIX:
Faça o login no aplicativo de seu banco;
Clique na opção “PIX”;
Toque em “Meus Limites”. O app vai mostrar seu limite diário atual. Para mudar os valores, clique nas opções “Gerenciar meus limites”, “Personalizar Limites PIX” ou “Alterar meus limites”, dependendo de qual seja a instituição bancária, para definir um novo valor;
Confirme a operação.
Em alguns bancos, como é o caso do Banco do Brasil, o app vai alertar que, caso você precise aumentar o limite, uma confirmação deve ser feita no internet banking ou caixa eletrônico.
PIX Saque e PIX Troco: mapa mostra onde fazer operações
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Esta foi a primeira reunião de Galípolo como presidente do BC, não a última de Campos Neto
- PT reclama de Haddad e falta de explicação para eleitores com pacote fiscal
- Governo planeja campanha sobre isenção do IR
- Copom decide juros nesta quarta (11), na última reunião com Campos Neto à frente do BC
- IPCA desacelera a 0,39% em novembro; preços das carnes impactam índice, diz IBGE
- Câmara dos Deputados aprova quatro projetos de segurança pública
- Quaest: 52% aprovam o trabalho de Lula; 47% desaprovam
- Lula estar hospitalizado não interfere no ritmo de votações do Congresso, diz Padilha
- Projeto de inteligência artificial deve ser votado pelo Senado nesta terça (10)
- PEC da Segurança: governadores voltam a Brasília para cobrar mudanças