Tela Noticias

Povo da Ucrânia recebe Prêmio Sakharov da União Europeia para Liberdade de Pensamento

Povo da Ucrânia recebe Prêmio Sakharov da União Europeia para Liberdade de Pensamento


Prêmio é concedido anualmente a indivíduos e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais. A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, anuncia o vencedor do prêmio Sakharov pela Liberdade de Pensamento de 2022
Fred Marvaux/UE/EP
O Parlamento Europeu concedeu ao povo da Ucrânia nesta quarta-feira seu Prêmio de Liberdade de Pensamento para homenagear a luta ucraniana contra a invasão da Rússia.
“Eles estão defendendo o que acreditam. Lutando por nossos valores. Protegendo a democracia, a liberdade e o Estado de Direito. Arriscando suas vidas por nós”, disse a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, quando anunciou o vencedor.
“Ninguém merece mais este prêmio”, disse Metsola.
O prêmio vem com uma recompensa em dinheiro de 50 mil euros (aproximadamente R$ 260 mil), que a União Europeia disse que será distribuída a representantes da sociedade civil ucraniana.
Leia também:
Putin declara lei marcial em quatro regiões anexadas
Rússia expulsa moradores de cidade no sul da Ucrânia
Centro de Kiev é atacado por ‘drones kamikazes’
O Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, em homenagem ao falecido dissidente soviético Andrei Sakharov, é concedido anualmente desde 1988 a indivíduos e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.
Outros vencedores anteriores incluem o presidente sul-africano Nelson Mandela, a ativista da educação paquistanesa Malala Yousafzai e a oposição democrática de Belarus.
Bombeiros ajudam mulher a deixar prédio residencial destruído por ataque de drone kamikaze em Kiev, capital da Ucrânia, no dia 17 de outubro de 2022
Vladyslav Musiienko/Reuters

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *