Com foco na valorização da educação pública e no fortalecimento das aprendizagens, a Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) assegura a entrega do kit escolar completo aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026, incluindo o novo fardamento. A iniciativa contempla os mais de 32 mil estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) reafirmando o compromisso da gestão com a equidade, o acesso e a permanência dos alunos na escola.
O kit estudantil foi planejado de forma estratégica para atender as diferentes etapas do ensino, unindo conforto, funcionalidade e suporte pedagógico, com destaque para o novo uniforme, que, entre os itens, conta com camisa Polo, casaco, bermuda, calça e camisa esporte confeccionada em tecido Dry Fit, com tecnologia de absorção de calor, além de um par de tênis – com cadarço, para os alunos do ensino fundamental, e de velcro para os da educação infantil.
E para levar o material, os estudantes do ensino fundamental receberão mochilas grandes, na cor preta, enquanto os alunos da educação infantil contarão com mochilas menores, com estampas infantis adequadas à faixa etária.
Além do uniforme e da mochila, o kit escolar é composto por um conjunto amplo de materiais pedagógicos, essenciais para o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Entre os itens, estão: caderno com pauta, caderno de desenho, bloco de notas, agenda escolar, papel sulfite, lápis, borracha, apontador, grafite, canetas, marcador de texto, régua, conjunto com régua, transferidor e esquadro, além de calculadora.
Também integram o kit: lápis de cor, giz de cera, tintas guache, pincel, caneta hidrocor, massa de modelar, cola branca, cola colorida, corretivo e tesoura sem ponta. Complementam o conjunto itens de uso cotidiano, como garrafa para água e estojo.
Os cadernos que integram o kit ganham um destaque especial em 2026. Com cinco capas diferentes, as ilustrações em aquarela foram inspiradas no tema anual: “Camaçari Educadora: comunicação e colaboração, potências que conectam os saberes dos territórios”. A proposta valoriza a troca de experiências, o diálogo entre educadores e o reconhecimento das identidades locais como elementos fundamentais no processo educativo.
Os cadernos de dez matérias e de desenho apresentam, em suas capas, os rostos dos mestres Bule-Bule, Dadu, Bete, Careca e da Mestra Nildes (in memoriam) – figuras fundamentais da memória e da oralidade local, responsáveis por preservar e dar continuidade ao patrimônio imaterial de Camaçari.
Para o secretário de Educação, Márcio Neves, a entrega do kit escolar representa um investimento direto na qualidade do ensino e na garantia de igualdade de oportunidades. “Cada detalhe do fardamento e dos kits escolares foi pensado com muito cuidado, zelo e respeito pelos nossos estudantes. A qualidade do tecido da farda é algo inédito na rede municipal de ensino de Camaçari. O tênis e os kits escolares foram selecionados com critério, priorizando conforto e durabilidade. Está tudo muito bonito, muito bem-feito, porque nossos alunos merecem o melhor. Investir em materiais de qualidade é investir na autoestima, no sentimento de pertencimento e, sobretudo, no futuro das nossas crianças”, pontuou.
Toda a ação integra o planejamento executado pela Prefeitura para garantir um retorno de qualidade às salas de aula. O ano letivo de 2026 na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari terá início no dia 19 de fevereiro.



