O distrito de Abrantes, local que deu origem a Camaçari, foi palco, na manhã deste domingo (18/9), do tradicional desfile cívico retomado após dois anos de suspensão em decorrência das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. O evento marca, na orla do município, as celebrações pelos 264 anos de emancipação política da cidade, a ser comemorada no dia 28 de Setembro.
Com o tema “Reimaginar o Futuro Presente Juntos – Camaçari 264 anos”, o evento é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc). Além da participação popular, a festividade cívica foi prestigiada por diversas autoridades e reuniu, além de secretários municipais, vereadores, diretores de autarquias, bem como representantes de entidades civis e militares.
Com estrutura montada nas imediações da Praça da Matriz da localidade, onde fica localizada a histórica Igreja do Divino Espírito Santo – uma das mais antigas do país – desfilaram os pelotões temáticos das escolas, fanfarras, bandas marciais, grupos culturais, dentre outros, que garantiram a animação dos presentes, que vibraram de emoção, tamanho era o encantamento com as apresentações cheias de beleza, brilho e significado.
A cerimônia foi aberta com o hasteamento das bandeiras, ao som da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, ato que foi acompanhado pelos atiradores do Tiro de Guerra de Camaçari. Na ocasião, o prefeito Elinaldo Araújo fez subir a bandeira de Camaçari; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (BPM-BA), tenente-coronel Fabrício de Oliveira Silva, içou a do Brasil; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Borges, ergueu a da Bahia.
Visivelmente empolgado com a retomada das festividades e tudo que envolve as comemorações, o gestor do município, que estava acompanhado da primeira-dama, Ivana Paula, falou da importância de Abrantes para a história do município. “Foi aqui, nesse distrito, que já foi sede da nossa cidade, onde tudo começou. A retomada da realização do desfile cívico nessa comunidade é, sobretudo, um reconhecimento a essa importância histórica”, pontuou.
Ainda segundo o prefeito, “pelo fato desse marco histórico significativo para Camaçari, o distrito de Abrantes merece não só investimentos na preservação da sua história e cultura, mas também na melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade”, ressaltou ao citar algumas intervenções realizadas na região, a exemplo da revitalização da Fonte do Buraquinho Parque Ambiental e Cultural; da requalificação estrutural da Praça da Matriz, entregue há cerca de três meses e que se tornou o principal cartão-postal de Vila de Abrantes; e a ampliação da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso Antônio Alves Sobrinho que, após passar por uma completa requalificação, abriga o Centro Cultural Vila de Abrantes (CCVA); além da requalificação da praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, conhecida popularmente como Tudão, obra que será entregue em breve à comunidade.
Obras de pavimentação, drenagem, serviços de manutenção e ampliação da rede de iluminação pública, intervenções em escolas da rede municipal, com obras de requalificação, reforma e manutenção corretiva, dentre outros serviços, que são realizados constantemente no local, também foram citados pelo prefeito Elinaldo.
Presente no palanque oficial, o gestor da Prefeitura Avançada da Costa, José Cupertino, falou do quão marcante a data é para os camaçarienses. “Precisamos sempre realçar os movimentos cívicos do nosso país, do nosso estado e, sobretudo, do nosso município. Abrantes, como todos nós sabemos, é o berço de Camaçari, pois foi aqui que começou todo o processo de colonização. Portanto, os festejos realizados aqui têm um toque mais que especial. É sempre um prazer muito grande participar das comemorações em homenagem à emancipação política de Camaçari”, ressaltou.
A abertura das comemorações em homenagem aos 264 anos de emancipação política de Camaçari ocorreu em Monte Gordo, no último dia 10/9. O encerramento das festividades acontece no dia 28/9, data que marca o aniversário da cidade. O ato cívico será realizado a partir das 8h, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A).