Tela Noticias

Presidente da Polônia diz que míssil disparado contra o país provavelmente saiu da Ucrânia

Presidente da Polônia diz que míssil disparado contra o país provavelmente saiu da Ucrânia


Andrzej Duda disse ainda que não há provas de que esse foi um ataque intencional. Andrzej Duda, presidente da Polônia, em declaração após encontro do triângulo de Weimar
Hannibal Hanschke
O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse nesta quarta-feira (16) que o míssil disparado contra o país nesta terça provavelmente saiu da Ucrânia.
Durante a declaração, Duda ainda disse que não há provas de que esse tenha sido um ataque intencional.
Otan: entenda qual é o significado da sigla, países-membros e objetivos
A Polônia ainda está analisando a possibilidade de utilizar o Artigo 4 da OTAN, mas parece que pode não ser necessário usar essa medida, disse o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki.
O Artigo 4 da Otan diz que “as Partes consultar-se-ão sempre que, na opinião de qualquer delas, estiver ameaçada a integridade territorial, a independência política ou a segurança de uma das Partes”.
O ataque
Explosão na Polônia perto da fronteira com a Ucrânia deixa Otan em alerta
Duas pessoas morreram nesta terça-feira na Polônia depois que o país foi atingido por um míssil. A princípio, acreditava-se que o míssil seria da Rússia, porém, a versão mais aceita atualmente é de que ele foi um erro do sistema antiaéreo da Ucrânia.
O míssil caiu em uma fazenda de grãos no vilarejo de Przewodów, que fica no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia. De acordo com o governo polonês, a cidade foi atingida por volta das 15h40 no horário local (11h40, no horário de Brasília).
O que dizem os EUA
Os Estados Unidos consideram que o míssil que caiu em território da Polônia na terça-feira (15), matando duas pessoas, pode ter sido um erro de trajetória de um sistema antimísseis da Ucrânia.
“Existe uma informação preliminar que contesta isso (a versão de que o míssil partiu da Rússia). Eu não quero afirmar isso antes de a investigação ser concluída, mas pela trajetória do míssil é pouco provável que ele tenha sido disparado da Rússia”, declarou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
A fala de Biden, no entanto, foi elogiada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que chamou a postura do líder norte-americano de “reação comedida”. Nesta manhã, o Ministério da Defesa russo voltou a negar que o míssil tenha sido disparado por suas forças e corroborou a versão levantada pelos Estados Unidos.
O que diz a Rússia
Antes de a Polônia afirmar que seu território foi sido atingido por um míssil russo, o Ministério da Defesa da Rússia negou a alegação, que classificou como “uma provocação deliberada com o objetivo de agravar a situação”.
Em comunicado, o governo russo afirmou que “nenhum ataque a alvos perto da fronteira entre Ucrânia e Polônia foi feito por meios de destruição russos”.
Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que não tem informações sobre o incidente.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *