Tela Noticias

Presidente de Israel oficializa mandato de Netanyahu para formar governo

Presidente de Israel oficializa mandato de Netanyahu para formar governo


Benjamin Netanyahu, que liderou as eleições legislativas de 1º de novembro, foi oficialmente nomeado para formar um governo. O novo governo parece ser o mais direitista da história de Israel. Benjamin Netanyahu (esq.) recebe oficialmente o direito de formar governo do presidente de Israel, Isaac Herzog
Ronen Zvulun/REUTERS
O ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que liderou as eleições legislativas de 1º de novembro, foi oficialmente nomeado neste domingo (13) para formar um governo.
“Dou-lhe o mandato para formar um governo”, declarou o presidente de Israel, Isaac Herzog, ao lado de Netanyahu, em uma entrevista coletiva em Jerusalém.
Encarregando Netanyahu, o primeiro-ministro mais antigo de Israel, a construir a próxima coalizão, o presidente Isaac Herzog observou que o candidato recebeu recomendações suficientes de partidos com ideias semelhantes para garantir 64 dos 120 assentos do parlamento.
Isso coloca o conservador Netanyahu no caminho para um dos governos mais estáveis ​​em anos, após um hiato de 18 meses durante o qual foi substituído por uma rara, mas frágil aliança de políticos centristas, liberais, nacionalistas e árabes.
Benajmin Netanyahu discursa oficialmente como Primeiro-ministro de Israel
Ronen Zvulun/REUTERS
Em declarações televisionadas na residência do presidente em Jerusalém, Netanyahu prometeu formar “um governo estável, bem-sucedido, responsável e dedicado que trabalhará em benefício de todos os residentes do estado de Israel”.
Reiterando duas de suas convicções de longa data, ele prometeu mais reformas de livre mercado para reduzir o custo de vida e disse que “devemos agir com determinação contra a beligerância do Irã e, acima de tudo, frustrar seu esforço para se armar com armas nucleares, que tem desígnios diretos contra a nossa existência”.
Posicionamento político
O parlamentar ultranacionalista israelense Itamar Ben-Gvir fala durante evento em 10 de novembro de 2022
Ronen Zvulun/REUTERS
O novo governo parece ser o mais direitista da história de Israel, com o partido ultranacionalista Sionismo Religioso, cujos líderes se opõem ao Estado palestino, querem anexar a Cisjordânia ocupada e foram anti-LGBT no passado.
Um deles, Itamar Ben-Gvir, foi condenado em 2007 por incitação racista contra árabes e apoio ao terrorismo. Ele diz que agora está reformado, mas ainda pede duras repressões contra aqueles que considera terroristas ou traidores.
Herzog observou o julgamento de Netanyahu, mas disse que não representa nenhum obstáculo legal para ele voltar a ser primeiro-ministro.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *