Brigadeiro Marcelo Moreno deu entrevista coletiva sobre acidente neste domingo (11)
Todas as informações das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo foram obtidas com sucesso, informou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Em entrevista coletiva neste domingo (11), o brigadeiro Marcelo Moreno disse que o órgão obteve 100% das informações de voz e dados dos momentos que antecederam a queda do voo 2283 da Voepass.
O oficial da aeronáutica ainda informou que o Cenipa deve divulgar o relatório preliminar da investigação do acidente em até 30 dias.
Ele também ressaltou que a tripulação não fez nenhuma declaração de emergência antes da queda.
Sobre a atuação das autoridades francesas na investigação, Moreno explicou que o Cenipa cumpriu a Convenção de Chicago ao convidar a agência francesa BEA (o escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França).
A Convenção de Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago, tem mais de 190 países signatários, entre eles o Brasil. A Convenção prevê que o país que fabricou a aeronave participe das investigações. Com isso, peritos do Brasil, França e Canadá devem atuar em conjunto na apuração das causas do acidente aéreo.
O representante do órgão ainda informou que membros da empresa fabricante do motor do avião, uma companhia canadense, devem chegar hoje ao local.
O ATR 72-500, prefixo PS-VPB despencou girando sobre um condomínio de casas em Vinhedo, como mostram imagens de redes sociais, caindo sobre um terreno ao lado de residências.
Dos 62 mortos, 58 eram passageiros e quatro eram tripulantes. Este é o sexto acidente aéreo mais letal da história do Brasil.
Fonte: CNN Brasil