A rainha morreu na quinta-feira (8), aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. Seu corpo foi enterrado mais de uma semana depois, nesta segunda-feira (19), no castelo de Windsor, que fica nos arredores de Londres, na Inglaterra. Mais de uma semana após o anúncio da morte, o corpo de Elizabeth II foi sepultado nesta segunda-feira (19), no castelo de Windsor, que fica nos arredores de Londres, na Inglaterra. A rainha morreu aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia.
Entre tantas cerimônias, protocolos e cortejos, cerca de 400 mil pessoas, incluindo mais de cem chefes de Estado e membros da realeza de todo o mundo, visitaram o local onde o caixão foi exposto — até os animais da rainha estiveram presentes.
Durante as formalidades, alguns imprevistos aconteceram, como quando um guarda caiu e um policial desmaiou ou, em outro momento, quando um manifestante precisou ser retirado do cortejo. Abaixo, relembre alguns momentos da despedida da rainha Elizabeth II.
Presença de pôneis e cachorros
Alguns dos animais da rainha foram levados à cerimônia fúnebre. Emma, um pônei preto, viu a procissão passar no terreno do castelo de Windsor. Os dois cachorros da raça corgi da rainha, Sandy e Muick, estavam no castelo à espera do caixão. Presos na coleira pelos funcionários do palácio, os cães esperaram pacientemente.
Emma, pônei de Elizabeth II, perto da procissão fúnebre da rainha, em 19 de setembro de 2022
Andrew Matthews/Reuters
Leais até o fim: cachorros da rainha Elizabeth II aguardam seu caixão chegar a Windsor
Queda e desmaio
Um homem que guardava o caixão caiu e teve que ser socorrido. À primeira vista, o incidente parecia ser um desmaio, mas não foram divulgados detalhes do que ocorreu. A imagem da transmissão ao vivo mostrou que os guardas estavam no procedimento de troca, quando um deles começou a cambalear. Ele perdeu o equilíbrio e conseguiu voltar à posição, mas depois caiu com o rosto no chão.
Guarda cai durante velório da Rainha Elizabeth II
Em outro dia, um policial que não teve o nome identificado desmaiou nas ruas de Londres durante parte da cerimônia que levava o caixão da rainha para a Abadia de Westminster. Imagens mostram o oficial sendo carregado em uma maca por membros da Marinha Real.
Policial sendo carregado após demaiar nas ruas de Londres
John Sibley/REUTERS
Policial caído nas ruas de Londres após desmaio
John Sibley/REUTERS
O serviço de ambulância de Londres informou que atendeu 710 pessoas que esperaram na fila para ver o caixão.
Crianças
Os filhos mais velhos do príncipe e da princesa de Gales, William e de Kate, foram das poucas crianças vistas nas cerimônias. George, que tem 9 anos, e Charlotte, de 7, são bisnetos de Elizabeth II.
Príncipe George e princesa Charlotte observam procissão do caixão da Rainha Elizabeth II da janela de um carro
Rob Pinney via Reuters
O príncipe George, filho de William e Kate, chega à Abadia de Westminster, em 19 de setembro de 2022.
Reuters
Kate Middleton ao lado de Meghan Markle e dos príncipes George e Charlotte durante funeral de Estado da rainha Elizabeth, em 19 de setembro de 2022.
Reuters
Em determinado momento, Charlotte foi vista aparentemente chorando durante o funeral.
A princesa Charlotte e o príncipe George ao lado da rainha britânica Camilla e de Meghan, duquesa de Sussex, durante funeral
Phil Rarris/Pool via Reuters
96 tiros e badaladas
Foram disparados 96 tiros de canhões para homenagear os 96 anos da rainha. Também pelo mesmo motivo, os sinos soaram 96 badaladas em igrejas e catedrais.
Salva de tiros homenageia a Rainha Elizabeth II
Prisões
A polícia da Escócia afirmou que prendeu três pessoas por terem causado distúrbios durante o cortejo do corpo da rainha.
Um homem de 22 anos foi retirado da multidão em Edimburgo durante o cortejo fúnebre do caixão. A procissão era silenciosa, só com som de gaitas de fole, até que o homem gritou: “Andrew, você é um velho doente”. Outros espectadores responderam com: “Deus salve o Rei”, antes que o homem fosse retirado.
Manifestante é retirado à força de cortejo fúnebre da Rainha Elizabeth II na Escócia
Outras duas pessoas também foram presas: uma mulher de 22 anos que estava com um cartaz contra a monarquia e um homem de 74 detido por ter “violado a paz”.
Vigília dos príncipes
Em Westminster Hall, em Londres, onde o corpo ficou exposto para receber visitas, filhos de Elizabeth II fizeram uma vigília. O rei Charles III e seus irmãos Andrew, Edward e Anna ficaram a postos ao redor do caixão, em uma cerimônia que é conhecida como Vigília dos Príncipes. A cerimônia durou cerca de 15 minutos.
A vigília dos príncipes é uma tradição iniciada em 1936, quando os quatro filhos de George V permaneceram em guarda ao redor do caixão dele.
Rei Charles III e seus irmãos fazem vigília perto do caixão da rainha
Caixão revestido de chumbo
O caixão, fabricado há 30 anos, era feito de carvalho inglês e forrado com chumbo.
O método usado para produzir o caixão é conhecido como “casca e caixa de chumbo”. Nele, um simples caixão interno é feito de madeira, coberto com chumbo e depois colocado dentro de um caixão externo. Com isso, é possível barrar a entrada de oxigênio e umidade dentro do caixão, criando um ambiente hermético, que por sua vez evita que bactérias, fungos e vírus se proliferem.
Caixão com o corpo da rainha Elizabeth II sobre mesa na Catedral de Saint Giles
Aaron Chown/Reprodução AP
Beckham na fila
O ex-jogador David Beckham encarou a quilométrica fila para ver o caixão da rainha. Segundo a imprensa britânica, a estrela do futebol inglês e marido da ex-Spice Girl Victoria Beckham disse que já esperava havia 12 horas (e ainda não estava perto de chegar). Mais cedo, o governo britânico havia dito que nenhuma autoridade ou celebridade estava autorizada a “furar” a longa fila.
Ex-jogador David Beckham vai para a fila ver a rainha Elizabeth II
Aeroporto em silêncio
O aeroporto de Heathrow anunciou a interrupção de todos os voos por 15 minutos antes do silêncio nacional de dois minutos durante o funeral. Os voos que passariam por cima de eventos oficiais, como o culto privado da família real, foram desviados para minimizar os ruídos.
Fila de passageiros no aeroporto de Heathrow, em Londres
Henry Nicholls/REUTERS
Carruagem
A carruagem que transportou o caixão foi a mesma utilizada no enterro dos pais de Elizabeth II (Geroge VI, que morreu em fevereiro de 1952, Elizabeth I, que morreu em 2002).
Carruagem que transportou o caixão com o corpo da rainha Elizabeth durante últimas inspeções
Ben Birchall/Pool via REUTERS
McDonald’s fechados
Todos os restaurantes da rede McDonald’s do Reino Unido fecharam no dia do funeral. O fechamento, segundo a cadeia, foi feito “para que todos do McDonald´s possam expressar seu respeito à Sua Majestade a Rainha Elizabeth II”. Em uma rede social, o McDonald’s afirmou que os funcionários foram pagos normalmente nesse dia.
Initial plugin text
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Abertura de empresas sobe 21% em um ano, diz Serasa
- Juros futuros sobem mais de 40 pontos com desconfiança no fiscal e liquidez
- Dólar salta e fecha próximo de R$ 6,20 com pacote de gastos no radar; bolsa cai
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- PF instaura inquérito para investigar liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas
- Lula sanciona lei que estabelece o marco legal para economia solidária
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem