A ABC elegeu novos membros de 10 áreas do conhecimento
Professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras foram eleitos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Todos receberão os diplomas durante a Reunião Magna da ABC, que acontecerá no Rio de Janeiro entre 6 e 8 de maio de 2025.
No final do ano passado, a instituição elegeu novos membros das seguintes áreas do conhecimento: ciências matemáticas, físicas, químicas, da Terra, biológicas, biomédicas, da saúde, agrárias, de engenharia e sociais.
A maioria é de universidades públicas, as exceções pesquisadores são da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Saiba quem são os novos membros titulares:
Ciências matemáticas
Gauss Moutinho Cordeiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Maria Eulália Vares, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Ciências físicas
Caio Henrique Lewenkopf, da UFRJ
Valdir Barbosa Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba
Ciências químicas
Alfredo Mayal Simas, da UFPE
Mauricio da Silva Baptista, da Universidade de São Paulo (USP)
Ciências da Terra
Farid Chemale Junior, da Unisinos
Ilana Elazari Klein Coaracy Wainer, da USP
Ciências biológicas
Eduardo Eizirik, da PUCRS
Ciências biomédicas
Alexander Henning Ulrich, da USP
Walderez Ornelas Dutra, da Universidade Federal de Minas Gerais
Ciências da saúde
Mitermayer Galvão Reis, da Fiocruz/BA
Sandra Helena Poliselli Farsky, da USP
Ciências agrárias
Elisabete Aparecida de Nadai Fernandes, da USP
Ciências da engenharia
André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, da USP
Augusto Cezar Alves Sampaio, da UFPE
Ciências sociais
Marilena de Souza Chauí, da USP
A eleição de 2024 também elegeu membros correspondentes, colaboradores, afiliados e institucionais associados. Confira todos os novos integrantes da ABC no site da instituição.
Segundo a ABC, os membros titulares são cientistas brasileiros de reconhecido mérito científico, que tenham colaborado para o desenvolvimento da ciência no Brasil.
Fonte: CNN Brasil