No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Cultura (Secult) promove uma ação especial para dar visibilidade a mulheres de Camaçari. Trata-se da exposição “Mulheres – histórias cotidianas” que, em seu formato virtual, pode ser conferida ao longo de março através do Portal da Secult, Instagram e Facebook da pasta.
As fotografias a serem expostas compõem o acervo das edições anteriores do concurso cultural Fotografe Camaçari, realizado através da Coordenação de Patrimônio, que visa estimular a arte e a produção de registros fotográficos. Nas imagens selecionadas para a mostra, são retratadas mulheres do município e suas histórias em seu cotidiano profissional ou pessoal.
Na estreia, nesta quarta-feira (8/3), data máxima dedicada às mulheres, a homenageada é Kaká da Flor, retratada na obra “Flor de Mulher”, de autoria de Ana Carolina da Fonseca Motta. A fotografia foi selecionada na categoria profissional, na edição de 2019 do concurso cultural.
Kaká da Flor é encorajadora de mulheres, tendo se tornado referência em Camaçari enquanto empreendedora e agente cultural. Palestrante e fabricante de turbantes, ela estimula outras mulheres ao empoderamento, através do sentimento de pertencimento da ancestralidade e raízes afrodescendentes.
A culminância do projeto “Mulheres – histórias cotidianas”, promovido por meio do subprograma Camaçari Nos Trilhos da Memória, será marcada com a realização da versão presencial da exposição, que poderá ser conferida no Museu de Camassary. Em breve serão divulgadas mais informações.
