Tela Noticias

Seduc presta contas do 1º Quadrimestre de 2022 em audiência pública

Seduc presta contas do 1º Quadrimestre de 2022 em audiência pública

A Secretaria de Educação (Seduc) apresentou, na manhã desta sexta-feira (24/03), prestação de contas com o panorama das ações desenvolvidas e investimentos realizados pela pasta, no período relativo ao 3° quadrimestre de 2022, em Audiência Pública promovida na Câmara Municipal de Camaçari. A atividade plenária foi presidida pelo vereador Jamessom Silva, presidente da Comissão de Educação e Assistência Social, e as explanações foram feitas pela secretária de Educação, Neurilene Martins, com apoio da equipe técnica e participações especiais de estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino.

Já na abertura da audiência, uma mostra dos movimentos estruturantes que têm impactado positivamente a oferta do ensino público municipal, com estudantes da Escola José Marques Teixeira cantando uma música em inglês, evidenciando os desdobramentos transformadores da inclusão da disciplina de Língua Inglesa no currículo dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em seguida, a secretária apresentou informações referentes às ações implementadas na rede entre os meses de setembro e dezembro de 2022.

Dentre as principais iniciativas e acontecimentos no referido período, destacam-se a confirmação dos avanços pedagógicos e cumprimento de metas de aprendizagem por meio da divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, colocando Camaçari entre os 25% (Anos Finais) e nos 15% (Anos Finais) de municípios com crescimento durante a pandemia em todo o país. “São indicativos que atestam a assertividades das ações disruptivas que, resultado da mobilização da inteligência da rede e do compromisso da gestão e dos profissionais com a qualidade da educação, referendam nossos passos e nos impulsionam na direção de novos avanços”, declarou a secretária.

Também integram esse conjunto de ações disruptivas, a estruturação do Sistema Próprio de Ensino, que traz consigo uma série de entregas personalizadas para a rede, como a elaboração de novos cadernos pedagógicos feitos sob medida para os estudantes de Camaçari, formações continuadas de educadores, seminários intersetoriais, consultorias técnico-pedagógicas, produção de vídeos didáticos e muito mais.

A entrega da Creche Linaldo da Silva, a ampliação da oferta do café da manhã para quase 100 escolas e a participação de cerca de 7 mil estudantes nos desfiles cívicos de setembro, também figuraram entre os acontecimentos do 3º quadrimestre de 2022 apresentados na audiência.

Em seguida, o gerenciamento dos recursos financeiros foi detalhado pelo subsecretário da Seduc, Francisco Lima Junior, seguindo os princípios da publicidade e transparência. No momento dedicado à participação da sociedade, as perguntas foram abertas para o público presente e para as intervenções via WhatsApp.

Débora Santana, pedagoga e artista, fez uso da palavra para expressar um agradecimento. “Ser grato também é um direito da população e vim fazer uso deste momento para exercê-lo. É preciso reconhecer que estamos em progresso, que ainda há muito a ser feito, mas que o que foi realizado até aqui tem provocado grandes transformações. Muito obrigado e contem comigo”, afirmou.

Para finalizar a audiência pública, foi realizada a certificação dos profissionais que participaram da Comissão de Planejamento, Gestão e Implantação da Creche Linaldo da Silva, no âmbito da Meta 1 do Plano Municipal de Educação, com vistas à oferta da Educação Infantil com equidade.

Também participaram da atividade plenária, o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Marcio Vila Flor; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Juipurema Sandes; a presidente do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), Sara Santiago; entre outros representantes da sociedade civil e servidores da pasta.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *