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Sesau inicia pesquisa de satisfação nas unidades de saúde

Sesau inicia pesquisa de satisfação nas unidades de saúde

Com o objetivo de qualificar os serviços das unidades de saúde do município, tanto da atenção primária como da especializada, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, por meio da Coordenação de Gestão de Educação, Trabalho e Humanização em Saúde (Cogeths), iniciou uma pesquisa de satisfação qualitativa nos postos. Por enquanto, a pesquisa ocorre na Atenção Primária, porém, se estenderá por todos os serviços da Sesau.

Inicialmente, a pesquisa foi realizada nas unidades de Saúde da Família (USF) da Piaçaveira, Lama Preta, Dois de Julho, Jardim Limoeiro II, Parque das Mangabas, Cachoeirinha, Phoc II e Nova Vitória. “Entretanto a pesquisa será aplicada em todas as nossas unidades de saúde. Queremos e iremos ouvir os usuários para saber a opinião deles, desde o atendimento às condições físicas das unidades. Não há caminho melhor para qualificar um serviço do que ouvindo o usuário”, afirmou o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan.

Responsável pela coordenação da pesquisa, a médica clínica e especialista em Saúde da Família, Dr.ª Adriana Castillo Fernandez Rocha explicou que, “nessa pesquisa queremos identificar o contato direto e a relação profissional/usuário; coletar informações quanto às condições das unidades e coletar dados referentes ao acesso, acolhimento e assistência aos usuários. Depois iremos analisá-los e utilizá-los para melhoria dos serviços e qualificação dos servidores”.

A pesquisa tem ocorrido de duas maneiras, conforme esclareceu Beatriz Veloso, responsável pela criação do formulário da pesquisa. “Temos realizado ela de forma presencial, indo à unidade de saúde e ouvindo o usuário in loco. E temos feito também por telefone, ligando para os usuários das unidades”.

Responsável pela aplicação da pesquisa presencial, Marcos Paulo Neres destacou a reação das pessoas ao saberem da sondagem. “A reação é a mais positiva possível, pois, o usuário se sente prestigiado quando tem sua demanda, seja ela uma crítica, sugestão ou elogio, ouvida pela gestão”.

Além da pesquisa qualitativa, realizada pela equipe da Cogeths, o secretário Elias Natan informa que as pessoas que fazem uso dos serviços da Secretaria da Saúde também podem enviar elogios, sugestões e reclamações para a Ouvidoria SUS, através do número 156. “Além disso, também enviamos para as unidades cartazes com um QR Code, para ser fixado na recepção das unidades de saúde. Através dele, o usuário também pode acessar uma pesquisa para relatar sua experiência com o serviço naquela unidade”.

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