Terça-feira (16) é de sol e poucas nuvens na capital paulista; termômetros devem atingir os 23°C à noite, sem previsão de chuvas
Uma grande massa de ar seco de origem polar influencia as temperaturas no Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste do Brasil. O fenômeno reduz as temperaturas à noite e os níveis de umidade do ar.
A cidade de São Paulo registrou nesta terça-feira (16) a madrugada mais fria do ano, de 9,8°C de temperatura média mínima. Já a mínima absoluta foi de 3,9°C, registrados na estação meteorológica de Capela do Socorro, Parelheiros. O recorde anterior havia sido notificado na segunda-feira (15), com 10,9°C de média na cidade e valor absoluto de 5,6°C no dia 21 de abril.
Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. Apesar das temperaturas, a terça-feira é de sol e poucas nuvens na capital paulista. Os termômetros devem atingir os 23°C à noite, sem previsão de chuvas.
O CGE alerta que a capital permanece em estado de atenção para baixas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal na semana passada.
Próximos dias
A semana segue sem previsão de chuva, com tardes ensolaradas e madrugadas frias em São Paulo e região metropolitana. O ar seco reduz os índices de umidade do ar, que devem apresentar valores mínimos entre 30% e 40%.
Para a quarta-feira (17), não há previsão de chuva para a capital e cidades da Grande São Paulo. A madrugada vai apresentar sensação de frio com termômetros na casa dos 12°C. O amanhecer será com sol e probabilidade de formação de névoa úmida, condição que reduz a visibilidade nas rodovias e pode afetar a operação nos aeroportos. A temperatura máxima atinge os 22°C no período da tarde com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 35%.
Na quinta-feira (18) o cenário atmosférico se mantém inalterado. Faz frio no decorrer da madrugada com termômetros em torno dos 12°C. A presença do sol entre poucas nuvens reduz a sensação de frio durante a tarde, que deve registrar máxima de 22°C e percentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 40%.
Frio e ar seco devem permanecer no Sudeste e Sul
Na região Sudeste, o frio, principalmente pela parte da manhã, deve continuar. O ar frio e seco também deixa quase toda a região sem condições de chuva e com baixa umidade. Há condições de geada ao amanhecer nas cidades mais elevadas da Serra da Mantiqueira.
Ar seco de origem polar também predomina sobre a região Sul, com condições de geada no sul do Paraná, no Planalto Sul e Planalto Norte de Santa Catarina. O dia deve ser ensolarado, com pouca chance de chuva.
No Centro-Oeste, a baixa umidade do ar também deixa o tempo firme, com poucas nuvens e sem condições para a chuva, exceto no extremo norte de Mato Grosso e nas áreas próximas da divisa com o Amazonas e com o Pará, onde pode chover um pouco. Mesmo com um pouco de frio ao amanhecer, a tarde deve ser quente na maior parte da região.
No Nordeste, pancadas de chuva devem atingir o interior e o litoral de quase todos os estados. Não deve chover apenas no sudoeste da Bahia e nas áreas de sertão da região.
Na região Norte, nuvens carregadas crescem em quase todas as áreas. Sol e o tempo seco predominam no sul do Tocantins, no Acre e em Rondônia, mas a previsão é de várias pancadas de chuva com raios ao longo do dia.
Fonte: CNN Brasil