Torcedores muçulmanos têm salas de oração e comida halal nos estádios, além disso, há restrição para bebidas alcoólicas. Copa do Mundo 2022: parada para rezar no Catar
À medida que o meio-dia se aproximava, almuadéns (os religiosos responsáveis por convocar os fiéis para orações) em todo o Catar convocaram jogadores de futebol, torcedores e dirigentes muçulmanos para as orações da primeira sexta-feira de uma inédita Copa do Mundo em um país muçulmano.
Na mesquita Ibrahim al-Khalil, na baía oeste de Doha, com seu minarete imponente e portas de madeira esculpida, eles se reuniram para a oração congregacional semanal que muitos muçulmanos acreditam ser obrigatória.
Entre os fiéis estavam torcedores da Tunísia, Omã e Índia, um oficial uniformizado da Fifa, crianças vestidas com uniformes da seleção francesa e centenas de homens e mulheres de hotéis e prédios próximos.
Incomum para o futebol, os torcedores muçulmanos dizem que a Copa do Mundo do Catar os acomodou como nunca antes, com salas de oração nos estádios, concessões para vender comida halal e uma restrição para bebidas alcoólicas nos estádios.
“Vim para um país islâmico para participar da oração de sexta-feira… Isso é o que me deixa feliz nesta competição”, disse Yousef al Idbari, um torcedor visitante do Marrocos.
O Islã se destacou durante a primeira semana do torneio com uma recitação do Alcorão, o livro sagrado do Islã, na cerimônia de abertura e traduções para o inglês de ditos e ensinamentos do Profeta Maomé exibidos em Doha.
No entanto, embora os muçulmanos que assistem aos jogos no Catar possam estar desfrutando de uma experiência de torcedor melhor do que antes, não está claro se esta Copa do Mundo mudará as coisas para eles a longo prazo.
O Catar tem enfrentado críticas de alguns países que disputam o torneio devido ao histórico de direitos de trabalhadores imigrantes, mulheres e da comunidade LGBTQ.
Por enquanto, os torcedores muçulmanos estão apenas curtindo um evento que atende às suas necessidades.
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Seis são investigados por suspeita de receber R$ 16,5 milhões em propina para conceder licenças ambientais do Inema na Bahia
- Ibovespa tem alta de 1% na semana; dólar sobe e fecha acima de R$ 5,80
- Anúncio do pacote de gastos pode ser feito na segunda-feira, diz Haddad
- Veja o histórico da relação comercial entre Brasil e China, iniciada há 50 anos
- Governo fecha acordo com “Starlink da China” e busca concorrência no setor
- G20: Cúpula de líderes inicia nesta segunda (18); veja o que esperar
- Relatório da PF aponta viagem aos EUA como parte de plano golpista
- Bolsonaro e o plano de golpe: o que se sabe sobre o indiciamento pela PF
- Fim de pensão para familiares de militares expulsos evita benefícios a eventuais condenados por trama golpista
- Bolsonaro estava pescando em Alagoas quando soube da operação da PF, dizem aliados
- Deputada do PSOL pede a Moraes prisão preventiva de Bolsonaro