Dezenas de tratores cercaram o Parlamento regional em Barcelona depois que seus motoristas passaram a noite no centro da cidade
Agricultores conduziram tratores pelas ruas de cidades da Espanha, interrompendo o tráfego na quinta-feira, ao intensificarem seus protestos contra o aumento dos custos, a burocracia e a concorrência barata de fora da União Europeia.
Os protestos, que começaram na terça-feira, depois de se espalharem por outros países da UE, são apoiados pelas três principais associações de agricultores do país.
Dezenas de tratores cercaram o Parlamento regional em Barcelona depois que seus motoristas passaram a noite no centro da cidade.
Os agricultores interromperam o tráfego em cidades menores de todo o país, incluindo a central Ávila, Vitória, no norte, e Antequera, no sul.
Os agricultores espanhóis se juntaram a seus pares da Alemanha, França, Itália e Bélgica, onde os protestos por vezes se tornaram violentos.
Agricultores de toda a UE alegam que as regras para proteger o meio ambiente os tornam menos competitivos do que os agricultores de outras regiões. Eles também dizem que são sufocados por impostos e burocracia.
Grandes quantidades de importações da Ucrânia, para as quais a UE renunciou a cotas e taxas desde a invasão da Rússia, e negociações renovadas para concluir um acordo comercial entre a UE e o Mercosul alimentaram o descontentamento sobre a concorrência desleal.
O Ministério do Interior da Espanha informou que a polícia deteve 12 pessoas durante os protestos de quarta-feira, que incluíram bloqueios de vários grandes centros de distribuição de mercadorias. O governo e as associações de varejo não preveem uma escassez iminente de alimentos.
(Reportagem de Inti Landauro)
Fonte: CNN Brasil