Por conta da ofensiva russa, governo da Ucrânia afirmou no início da semana que apagões de energia eram possíveis e orientou população a diminuir consumo em boa parte do dia. Restaurante na Ucrânia usa velas em meio à cortes de energia no país
Um corte de energia na última sexta-feira (21) em Kiev, na Ucrânia, fez um restaurante atender seus clientes à luz de velas e de lanternas de celular. O país tem enfrentado cortes de eletricidade devido a uma onda de ataques aéreas russos à sua infraestrutura de energia.
A ofensiva continua e, neste sábado (22), a força aérea ucraniana afirmou que mais de uma dúzia de mísseis russos atingiram infraestrutura crítica da Ucrânia, incluindo usinas elétricas. O ataque causou novos cortes de energia em algumas regiões do país.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Na sexta, a maioria das pessoas permaneceu no restaurante mesmo sem energia. Uma cliente disse à Reuters que isso “fortalece ainda mais” a população, enquanto outro afirmou que não há escolha, além de “acender as velas e continuar com nossas vidas”.
Anya, gerente do restaurante Tin Tin Food Spot, afirmou à agência que as tentativas russas de derrubar o moral dos ucranianos não serão bem-sucedidas.
“O que os russos conseguiram? Nada. Isso nos torna mais fortes. Sim, teremos que fechar hoje à noite, mas nossos clientes podem terminar de comer suas refeições, continuar curtindo a vida”, afirmou.
Ucrânia limita fornecimento de energia após ataques russos à infraestrutura do país
Torre Eiffel apagada mais cedo e bar à luz de velas: como crise de energia afeta turismo na Europa
Apagões esperados
O governo ucraniano afirmou no início da semana que apagões de energia eram possíveis e orientou a população a minimizar o consumo 7h às 23h. O presidente Volodymyr Zelensky disse que ataques aéreos russos danificaram 30% das usinas elétricas da Ucrânia desde 10 de outubro.
Em resposta aos pedidos do governo, cidades têm restringido o fornecimento de energia e limitaram o uso para que empresas do setor possam fazer reparos em suas instalações.
Na capital Kiev e em Kharkiv, houve anúncios de restrições do uso de transporte público movido a eletricidade e de cortes temporários de energia.
Ucrânia começa a fazer racionamento de energia
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- Dólar retoma alta e bate R$ 6,29 após nova intervenção do BC; Ibovespa sobe
- Dólar dispara e fecha a R$ 6,26, nova máxima histórica; bolsa cai mais de 3%
- Juros devem cair só no segundo semestre de 2025, projeta CNI
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem
- Câmara conclui votação de projeto que incentiva transição energética
- Pacheco considera sessão no sábado (21) para votar Orçamento