Com grande importância na economia brasileira, setor pode aumentar ainda mais a produção e reduzir custos com uso de tecnologia.
Shutterstock
O agronegócio brasileiro segue forte como um dos mais importantes setores da economia. Segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea – Esalq/ USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio representou 27,4% de todo o PIB nacional.
Há uma expectativa de safra recorde para o período 2021/2022, de 288,61 milhões de toneladas, um aumento de 14,2%, diz a Companhia Nacional de Abastecimento. Além disso, a produção brasileira de grãos deve crescer 27% até 2030, de acordo com previsão do Ministério da Agricultura. Ao mesmo tempo, projeções apontam que a produção de alimentos mundial precisa aumentar 70% até 2050 para atender a demanda de uma população que deve chegar a 9 bilhões de pessoas no planeta.
Para manter esse crescimento de forma ordenada e sustentável, ou seja, produzir em maior quantidade gastando menos e com menor impacto ambiental, é preciso automatizar processos e aplicar cada vez mais tecnologia no processo produtivo. A transformação digital que atinge todos os setores da sociedade também chegou ao campo, e o uso de ferramentas digitais se torna essencial para ter mais controle e garantir a previsibilidade de produção da safra – a chamada agricultura de precisão.
Pesquisa divulgada em dezembro do ano passado mostrou que o uso de tecnologias no campo deve dar um salto no mundo de 186% até 2026, e os produtores rurais brasileiros, como grandes exportadores, não podem ficar para trás.
Com esse desafio nas mãos, os produtores precisam de um parceiro digital que entenda do negócio e tenha serviços personalizados de acordo com a necessidade de cada propriedade.
Com Vivo Agro, você tem um portfólio completo e direcionado para atender as principais necessidades e revolucionar o setor de Agronegócio. Desde a melhor rede móvel até serviços digitais para produtores de todos os tamanhos.
Confira abaixo as 4 principais soluções para aumentar a produtividade da propriedade, reduzir custos e garantir a previsibilidade da produção. Tudo isso com menor impacto ambiental.
• Conectividade: a melhor rede móvel, agora com 5G, para deixar sua fazenda conectada e facilitar a comunicação com funcionários e fornecedores, bem como permitir o gerenciamento de maquinário inteligente e de dados de onde o produtor estiver, seja na sede ou no campo.
• Maquinário inteligente: dispositivo integrado à internet para acompanhamento de informações em tempo real da telemetria das máquinas como localização, consumo de combustível, tempo de funcionamento, alerta de manutenção entre outros. Sistema compatível com diferentes equipamentos de todas as marcas.
• Clima Inteligente: solução integrada de previsão climática que contribui para identificação do melhor momento para o manejo, plantio e colheita da sua plantação. Ainda auxilia a economia de recursos hídricos e elétricos para reduzir custos e garantir previsibilidade da sua produção.
● Drone Pro: mapeamento dos limites da propriedade, com resultados precisos e seguros para a melhor tomada de decisão, além de identificação de focos de incêndio e de infestação por ervas-daninha, bem como pulverização precisa de insumos na lavoura.
Conheça tudo que a Vivo Empresas oferece para digitalizar o seu agronegócio e entre em contato com consultores sobre as soluções personalizadas para a sua propriedade.
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Seis são investigados por suspeita de receber R$ 16,5 milhões em propina para conceder licenças ambientais do Inema na Bahia
- Sete unidades SAC passam a emitir a nova carteira de identidade em Salvador e na Região Metropolitana; confira
- Empresa produtora de resinas termoplásticas abre inscrições para programa de estágio 2025; há vagas para Salvador e Camaçari
- Fitch descarta elevar classificação de crédito do Brasil no curto prazo
- Moody’s eleva nota de crédito do Brasil e país se aproxima de grau de investimento
- Petrobras substitui presidente e diretores da PBio Após operação do Ministério Público
- Ciclo de alta da Selic irá aumentar pedidos de recuperação judicial, projeta consultoria
- Desemprego cai a 6,6% no trimestre até agosto, menor nível da série histórica para período, diz IBGE
- Governo retira urgência de votação da reforma tributária no Senado
- Ministro da Defesa defende mudança de aeronave presidencial
- “É inexplicável” a falta de autoridade da ONU para mediar conflito envolvendo Israel, diz Lula
- Regra do CNJ prevê possibilidade de indenização milionária por impacto de desmatamentos
- Toffoli anula condenações da Lava Jato contra Léo Pinheiro, delator de Lula