
País europeu tem mais de 1,3 km de fronteira com a vizinha Rússia. Fluxo de carros do território russo em direção ao finlandês foi o dobro nesta sexta na comparação com uma semana atrás. Anúncio de Putin de que convocará 300 mil reservistas gerou relatos de saídas imediatas do país. Fila de carros da Rússia tentando entrar na Finlândia em posto de controle da fronteira entre os dois países, em 23 de setembro de 2022.
Lehtikuva/Sasu Makinen via Reuters
O tráfego para a Finlândia através de sua fronteira com a Rússia foi pesado nesta sexta-feira (23), com o número de russos que atravessam aumentando constantemente desde que o presidente Vladimir Putin ordenou uma mobilização de cerca de 300 mil reservistas.
O número de russos no dia anterior foi mais que o dobro do que chegou na semana anterior, disse a guarda de fronteira. Em paralelo, as autoridades da Finlândia ponderam impor novas restrições para a entrada.
“Quando o Putin fez o discurso, eu arrumei minhas malas na hora e vim para a Finlândia. Na Rússia não há passagens de avião neste momento, então eu tenho o visto da União Europeia e achei voos baratos de Helsinki (capital da Finlândia) para Istambul (Turquia)”, relatou o russo Sergey, de 26 anos, à agência de notícias Reuters na fronteira entre os dois países.
Cerca de sete mil pessoas entraram na Finlândia vindas da Rússia na quinta-feira (22), cerca de 6 mil delas de nacionalidade russa, o que significa um aumento de 107% em comparação com o mesmo dia da semana anterior, segundo os guardas de fronteira.
Fronteira entre Rússia e Finlândia tem mais de 1,3 mil km de extensão
Arte/g1
Max, um estudante russo de 21 anos que se recusou a dar seu sobrenome, disse que estava indo para a Finlândia para pegar um voo para a Alemanha para visitar parentes.
“Tecnicamente, sou um estudante, então não deveria ter medo de ser convocado, mas vimos que as coisas estão mudando muito rapidamente, então presumo que haja uma chance”, disse ele à Reuters depois de cruzar a fronteira em Vaalimaa.
A Finlândia está considerando impedir a entrada da maioria dos russos. A primeira-ministra Sanna Marin disse na quinta-feira que o governo está avaliando os riscos representados por pessoas que viajam pela Finlândia e está considerando maneiras de reduzir drasticamente o trânsito a partir da Rússia.
‘País mais feliz do mundo’, Finlândia está de prontidão para eventual guerra com a Rússia; veja preparativos
Placas na fronteira entre Finlândia e Rússia.
Essi Lehto/REUTERS
As passagens terrestres na fronteira finlandesa permaneceram entre os poucos pontos de entrada na Europa para os russos depois que uma série de países fechou as fronteiras físicas e seu espaço aéreo para aviões russos em resposta à invasão russa da Ucrânia.
A Finlândia optou por manter sua fronteira com a Rússia aberta após a invasão russa em 24 de fevereiro, embora tenha reduzido o número de compromissos consulares disponíveis para viajantes russos que buscam vistos.
Leia mais:
FUGA DA RÚSSIA: A corrida para sair do país após Putin convocar reservistas para combate
SANDRA COHEN: Convocação de 300 mil reservistas empurra Putin para arriscada frente doméstica
PODERIO MILITAR: Armas nucleares ‘táticas’ e o arsenal da Rússia: que potencial de destruição Putin tem em suas mãos?
- Prefeitura decreta ponto facultativo na véspera do feriado de Tiradentes
- Limpec participa de fórum internacional de Biogás e Biometano e ressalta planos para Camaçari
- Maior Hub de Recarga de veículos elétricos do Brasil é inaugurado em Camaçari
- Cidade do Saber impulsiona trajetórias e se consolida como vetor de transformação social
- Arembepe recebe Feira Camaçari Mulher a partir desta quina-feira
- Saiba como vai funcionar o cashback da restituição automática do IR
- Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia
- 5ª Grande Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo acontece neste sábado
- Feira Camaçari Mulher chega a Barra do Jacuípe no domingo
- App Preço da Hora Bahia emite alertas automáticos de valores desejados e ajuda consumidores a economizar
- Pobres não podem pagar por irresponsabilidade das guerras, diz Lula
- Lula alerta sobre risco de bets e big techs para famílias e democracia
- Frente Ambientalista lança plano para orientar agenda do Congresso
- Relatório final da CPI do Crime Organizado é rejeitado
- ‘Vocês não são invisíveis’, diz Lula ao ampliar direitos de terceirizados na Administração Pública FederalV



