Dando continuidade ao cronograma de aulas do curso básico de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), os 45 alunos inscritos na 3ª edição da formação participam do quarto encontro da turma, nesta terça-feira (22/3), das 9h às 17h, no auditório da Secretaria do Governo (Segov). No total, o curso compreende de carga horária de 60 horas, distribuídas em cinco encontros.
De iniciativa do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC), da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que está vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), a capacitação possibilitará aos envolvidos, aprenderem de forma simples e prática, noções básicas e úteis para prestarem os primeiros atendimentos às pessoas com deficiência auditiva.
Cumprimentos, acolhimento, cores e sentimentos, bem como, formas adequadas para uso do corpo no processo da comunicação, expressão facial, colocação dos sinais, pontos de articulação nos movimentos, são alguns dos conteúdos já apresentados em aulas anteriores.
Neste quarto encontro, o planejamento prevê aulas 90% práticas. Os alunos darão continuidade aos trabalhos de construção de frases, com gramática voltada para expressões faciais e corporais, iniciarão diálogos com apresentação do sinalário (vocabulário do surdo), correspondente ao nome de cada secretaria municipal presente no curso, por meio de representante, e ensaios preparatórios da apresentação final, para culminância do curso.
Ao final do curso, com a quinta e última aula prevista para 27 de março, o PPAC terá formado 115 pessoas, entre servidores municipais e representantes de entidades parceiras do programa, que atuam na rede de proteção das crianças e adolescentes de Camaçari. A Certificação da 3ª turma está marcada para 3 de abril, no mesmo local onde acontecem as aulas.