Tela Noticias

Capital do Cazaquistão volta a ser chamada Astana

Capital do Cazaquistão volta a ser chamada Astana


Cidade havia sido rebatizada de Nursultan, em 2019, em homenagem ao ex-presidente do país, Nursultan Nazarbayev. A Pirâmide da Paz e do Acordo, de 62 metros de altura, à direita, e a Mesquita do Sultão Hazrat, ao centro, em Astana, capital do Cazaquistão
AP Photo/Alexander Zemlianichenko
O presidente do Cazaquistão assinou, neste sábado (17), um decreto que determina a mudança de nome da capital do país para seu antigo nome, Astana. A alteração sinaliza uma ruptura com a herança do ex-presidente Nursultan Nazarbayev, cujo nome inspirou a cidade ser rebatizada de Nursultan, em 2019.
O site da presidência informou que o líder cazaque, Kasym-Jomart Tokayev, assinou a lei de emendas constitucionais, que também aumenta de cinco para sete anos, sem possibilidade de reeleição, o mandato de chefe de Estado do Cazaquistão. As duas mudanças já haviam sido aprovadas pelo parlamento na última sexta-feira (16).
Nazarbayev, de 82 anos, governou a ex-república soviética de forma autoritária por quase três décadas, desde a independência do país, em 1991, até protestos que o levaram a renunciar, em 2019. O novo presidente do Cazaquistão, entretanto, é mais progressista e vem aprovando reformas em diversas áreas.
Visão aérea de Astana, capital do Cazaquistão
AP Photo/Alexander Zemlianichenko

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *