A famosa alpinista Hilaree Nelson desapareceu na segunda-feira, quando sofreu um acidente em uma descida de esqui. Corpo de alpinista americana Hilaree Nelson é levado por equipe de resgate
Sunil PRADHAN / AFP
As equipes de resgate encontraram nesta quarta-feira (28) o corpo da alpinista americana Hilaree Nelson, dois dias após seu desaparecimento na montanha Manaslu do Nepal.
“A equipe de busca que partiu durante a manhã de helicóptero recuperou o corpo”, disse à AFP Jiban Ghimire, da empresa Shangri-La Nepal Trek, que organizou a expedição.
Ghimire explicou que o corpo foi levado ao campo base da montanha Manaslu e será transportado de avião para Katmandu.
A famosa alpinista de 49 anos desapareceu na segunda-feira, quando sofreu um acidente em uma descida de esqui depois de escalar a oitava maior montanha do mundo (8.163 metros) com seu companheiro Jim Morrison.
Serviços de resgate do Nepal trazem corpo da alpinista Hilaree Nelson
Niranjan Shrestha/AP
Este, que coordenou as operações de resgate, estava no helicóptero que localizou o corpo.
Na segunda-feira, os helicópteros não conseguiram sobrevoar a área do acidente devido às condições meteorológicas e na terça-feira as equipes de resgate não encontraram o corpo.
Com duas décadas de carreira, a alpinista e esquiadora de montanhas era uma das atletas “mais prolíficas de sua geração”, destacou a empresa The North Face, que patrocinava Hilaree Nelson.
Em 2012, ela se tornou a primeira mulher a escalar o Everest (maior montanha do mundo) e a Lhotse (quarta maior do mundo) em 24 horas.
Jim Morrison, marido de Hilaree Nelson, recebe o corpo da esposa no Nepal
Niranjan Shrestha/AP
Seis anos depois ela retornou a Lhotse e fez a primeira descida de esqui da montanha, o que lhe rendeu o prêmio de Aventureira do Ano da National Geographic.
Mas na atual expedição ao Manaslu, Hilaree Nelson admitiu que não se sentia tão segura como em expedições anteriores. “As últimas semanas testaram minha resistência”, escreveu na quinta-feira da semana passada no Instagram.
A morte da americana é a segunda confirmada na temporada de outono (hemisfério norte, primavera no Brasil) de escaladas no Nepal.
No dia de seu desaparecimento, uma avalanche atingiu os campos base 3 e 4 da montanha Manaslu: um alpinista nepalês morreu e várias pessoas ficaram feridas.
- Senai oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos de jovem aprendiz na Bahia; saiba como se inscrever
- Sesi abre inscrições para processo seletivo com mais de 10 mil vagas de cursos gratuitos para Salvador e mais 8 cidades
- Com investimento de R$ 1,5 milhão, Sesab entrega equipamentos para reforçar a saúde de Camaçari
- Luiz Caetano Apresenta Novo Secretariado com Foco em Gestão Técnica e Experiência
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Dólar cai abaixo de R$ 6 com expectativas por tarifas de Trump; bolsa sobe
- Haddad apresenta 25 prioridades para a agenda econômica do governo até 2026
- Dólar cai após leilão do BC e de olho em posse de Trump; Ibovespa sobe
- Reforma tributária: saiba tudo o que muda com novo sistema
- Reforma tributária: confira vetos e o que muda com sanção de regulamentação
- Dino exige esclarecimentos sobre investigações de queimadas
- Para STF, posse de Trump aumenta urgência de regular redes
- Bolsonaro diz que Trump pode “afastar inelegibilidades” como a dele
- Futuro líder do PT na Câmara coloca aprovação do Orçamento como prioridade
- Lula chama governadores de ingratos e exalta acordo das dívidas dos estados