Primeira-ministra, que em 2019 se tornou a líder mais jovem do país, convocou novo pleito para evitar um voto de desconfiança no Parlamento, dizem especialistas. A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, em pronunciamento para anunciar a convocação de novas eleições, em 5 de outubro de 2022.
Ritzau Scanpix/via Reuters
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, convocou nesta quarta-feira (5) uma eleição geral a ser realizada em 1º de novembro, já que pesquisas de opinião recentes sugerem que o resultado da votação está muito perto de ser definido.
“Queremos um governo amplo com partidos de ambos os lados da linha política central”, disse o primeiro-ministro em um discurso.
Frederiksen, de 44 anos, tornou-se a primeira-ministra mais jovem da história da Dinamarca em 2019, depois de prometer melhorar os serviços de assistência social que haviam sido erodidos pelas reformas econômicas liberais desde o início do século.
Pesquisas de opinião recentes mostram empate entre o governo da minoria social-democrata de Frederiksen e os partidos de esquerda que a apoiam e um bloco de direita liderado pelo partido conservador ou liberal.
Muitos analistas políticos já esperavam que Frederiksen fizesse o anúncio na quarta-feira para evitar um voto de desconfiança em seu governo por um de seus aliados.
A Dinamarca é atualmente o foco de uma crise política global depois que dois oleodutos que transportam gás da Rússia para a Europa através do Mar Báltico na semana passada sofreram danos no que os líderes mundiais chamaram de ato de sabotagem.
- Senai oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos de jovem aprendiz na Bahia; saiba como se inscrever
- Sesi abre inscrições para processo seletivo com mais de 10 mil vagas de cursos gratuitos para Salvador e mais 8 cidades
- Com investimento de R$ 1,5 milhão, Sesab entrega equipamentos para reforçar a saúde de Camaçari
- Luiz Caetano Apresenta Novo Secretariado com Foco em Gestão Técnica e Experiência
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Dólar cai abaixo de R$ 6 com expectativas por tarifas de Trump; bolsa sobe
- Haddad apresenta 25 prioridades para a agenda econômica do governo até 2026
- Dólar cai após leilão do BC e de olho em posse de Trump; Ibovespa sobe
- Reforma tributária: saiba tudo o que muda com novo sistema
- Reforma tributária: confira vetos e o que muda com sanção de regulamentação
- Dino exige esclarecimentos sobre investigações de queimadas
- Para STF, posse de Trump aumenta urgência de regular redes
- Bolsonaro diz que Trump pode “afastar inelegibilidades” como a dele
- Futuro líder do PT na Câmara coloca aprovação do Orçamento como prioridade
- Lula chama governadores de ingratos e exalta acordo das dívidas dos estados