Reportagem mostrada no vídeo da GloboNews é de 2015. Circula pelas redes sociais um vídeo da Globonews em que o apresentador afirma que o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que as operadoras de celular de todo o país bloqueiem o aplicativo de mensagens WhatsApp. É #FAKE.
g1
O WhatsApp afirma que não há decisão nova da Justiça com esse teor. O Tribunal de Justiça de São Paulo afirma que desconhece medida como a mencionada.
A reportagem mostrada no vídeo é a respeito de uma decisão de 2015. Uma busca leva ao conteúdo original, idêntico ao que viraliza nas redes sociais. O material, portanto, é antigo.
Em 16 de dezembro de 2015, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou a operadoras de telefonia o bloqueio do aplicativo WhatsApp, pelo período de 48 horas. O g1 deu a notícia na época.
A decisão judicial ocorreu porque, segundo o Tribunal de Justiça, o WhatsApp deixou de atender a determinações judiciais.
O Ministério Público, então, requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques. A decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corria em segredo de justiça.
No dia 17 de dezembro de 2015, a Justiça concedeu liminar para restabelecer aplicativo no Brasil.
É #FAKE que vídeo sobre decisão da Justiça de SP de bloquear WhatsApp seja de 2022
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp 55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Initial plugin text