Empresário, que comprou o Twitter, recomendou pela rede social que eleitores votem no Partido Republicano nas eleições de meio mandato do país, que acontecem na terça (8). Sigla conservadora, de Donald Trump, é favorita para vencer os democratas. Donald Trump e Elon Musk
Reprodução
Dias após tomar o controle do Twitter, o bilionário Elon Musk “recomendou” nesta segunda-feira (7) pela mesma rede social que eleitores dos Estados Unidos votem no Partido Republicano nas eleições legislativas que o país realizará na terça-feira (8).
Foi a primeira vez que o chefe de uma das plataforma de rede social de grande porte endossa um partido político dos Estados Unidos.
O pleito que acontece na terça, chamado de eleições de meio de mandato – em referência ao mandato presidencial, que começou em 2020 e vai até 2024 – renovará a Câmara dos Deputados e o Senado dos EUA.
“Aos eleitores independentes: o poder compartilhado freia os piores excessos de ambos os partidos, por isso recomendo votar em um Congresso Republicano, já que a Presidência é democrata”, escreveu.
O atual presidente do país, Joe Biden, é Democrata, e tem travado uma batalha na campanha contra o ex-presidente Donald Trump, republicano.
Initial plugin text
Pesquisas do país projetam vitória do Partido Republicano, principalmente por conta da alta inflação no país e outros desafios econômicos que Biden, democrata, enfrenta.
O que está em jogo é o controle do Congresso e a pauta dos próximos dois anos do governo de Joe Biden.
Com as chances altas de dominar a Câmara, a sigla conservadora terá força para interromper ou barrar projetos enviados pelo atual presidente. Espera-se, ainda, que os deputados republicanos realizem inquéritos sobre a gestão de Joe Biden.
Já no senado, o Partido Democrata aparece nas pesquisas com um leve favoritismo para manter a maioria que já tem entre os senadores.
Biden condena contestação de resultado de eleições
A publicação de Musk aumentou temores nos EUA de aumento de campanhas de desinformação e discurso de ódio durante a campanha. Na semana passada, Joe Biden fez um pronunciamento pedindo que os eleitores confiassem nas urnas.
Reação
Internautas criticaram a atitude de Musk. Um deles lembrou uma publicação do bilionário em seu Twitter defendendo a neutralidade política na rede social em abril.
“Oi, @elonmusk, neste tuíte de abril você disse que o Twitter deveria ser polititicamente neutro. Como você, como o chefe do Twitter, justifica recomendar qual partido as pessoas deveriam votar, depois de você defender a neutralidade política na plataforma?”.
LEIA MAIS:
INFLAÇÃO, IMPOPULARIDADE, DISTRITOS: Saiba por que republicanos são favoritos a controlar Câmara nas eleições dos EUA
SANDRA COHEN: As eleições nos EUA são, novamente, sobre Biden e Trump
ESCRAVOS MODERNOS: Eleições nos EUA: por que escravidão é tema de plebiscitos em 5 Estados
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Abertura de empresas sobe 21% em um ano, diz Serasa
- Juros futuros sobem mais de 40 pontos com desconfiança no fiscal e liquidez
- Dólar salta e fecha próximo de R$ 6,20 com pacote de gastos no radar; bolsa cai
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- PF instaura inquérito para investigar liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas
- Lula sanciona lei que estabelece o marco legal para economia solidária
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem