Tela Noticias

Enem 2022 tem 2º dia de provas com questões sobre Covid-19, torneio de times, Anvisa e queda na criação de empregos

Enem 2022 tem 2º dia de provas com questões sobre Covid-19, torneio de times, Anvisa e queda na criação de empregos


Candidatos terão até cinco horas para 90 perguntas de matemática e ciências da natureza. A partir das 18h, o g1 divulgará o gabarito extraoficial feito pelo curso Anglo e transmitirá um programa ao vivo com a correção. Profissional de saúde faz teste PCR para identificar se sul-coreano está com Covid-19 em centro de testagem de Seul, capital da Coreia do Sul, no dia 17 de março de 2022
Jung Yeon-je/AFP
As provas de matemática e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, aplicadas neste domingo (20), trouxeram questões sobre:
Covid-19 (uma com teste RT-PCR e outra acerca da higienização de ambientes por ozônio);
menções a órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial da Saúde (OMS);
epidemia em situação fictícia;
queda na criação de empregos entre 2012 e 2013;
necessidade de seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na configuração de uma sala de cinema;
torneio de futebol (sem especificar qual);
uso de um protozoário no combate ao câncer.
A partir das 18h, o g1 divulgará o gabarito extraoficial e fará a correção ao vivo das perguntas com professores do curso Anglo.
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2022 – será atualizado aqui
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
PROGRAMA AO VIVO COM PROFESSORES – Será transmitido na página do g1 e nos canais no YouTube e no TikTok
Resumo do 1º domingo
O primeiro dia do Enem, no domingo passado (13), teve questões de ciências humanas e de linguagens citando a skatista Rayssa Leal, o cantor Chico Science e o estado democrático de direito, por exemplo.
Considerado a “cara do Enem” por abordar um problema social, o tema da redação, “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, foi elogiado por professores, que o consideraram relevante e atual.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Correção: vale a pena chutar?
As questões são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Definindo de forma simplificada, esse é um método que busca priorizar a coerência no desempenho dos candidatos. A nota não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos.
Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas (veja ilustração abaixo).
Dois participantes acertaram 5 respostas. Veja só como aquele que errou justamente as mais fáceis tirou uma nota menor do que o ouro, que errou as difíceis
Reprodução/Inep
Gabarito oficial
De acordo com o Inep, os cadernos de questões e gabaritos oficiais serão divulgados na próxima quarta-feira (23). Os materiais estarão disponíveis no portal do Inep.
Reaplicação
Dos cerca de 3,4 milhões de inscritos, quase 2,5 milhões compareceram ao primeiro de prova, segundo dados preliminares do Inep, o que dá uma taxa de abstenção de 26,7%.
O candidato que faltar ao Enem por um motivo justificado poderá pedir a reaplicação, que deverá ser acontecer nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Esse direito é válido somente em situações específicas, como nos casos de doenças infectocontagiosas e de problemas logísticos.
Veja aqui mais detalhes de como pedir a reaplicação do Enem 2022.
Initial plugin text

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *