Novas moedas passaram a valer ontem, com o objetivo de manter as reservas internacionais do banco central do país Argentinos recorrem ao dólar em meio a crise econômica que o país enfrenta
REUTERS/Lee Jae-Won
Com a forte crise econômica que atinge a Argentina, o Ministério da Economia do país criou dois novos tipos de câmbio: o “Dólar Catar” e o “Dólar Coldplay”. A intenção do governo com tal medida é manter as suas reservas internacionais da moeda americana, tentando evitar a saída do dólar e aumentar a entrada.
A primeira das novas variantes do dólar, que leva o nome do país sede da Copa do Mundo 2022, é uma cotação que será aplicada para turistas.
Com a medida, os viajantes argentinos que gastarem mais de US$ 300 em solo internacional em cartão de débito ou crédito no período de um mês terão de pagar uma taxa de 45% sobre o valor das compras – o que equivale a uma cotação de 314 pesos por dólar.
Dessa forma, o governo visa desestimular a saída de dólares do país com as viagens internacionais. No entanto, a medida pode levar a um crescimento no número de argentinos que viaja com o dinheiro físico, evitando a utilização de cartões fora do país.
Com a maior inflação dos últimos 30 anos, argentinos dependem cada vez mais do dólar
Queda do peso leva massa de turistas brasileiros para a Argentina; veja dicas para aproveitar
Na manhã desta quinta-feira (13), a cotação oficial da moeda americana na Argentina ultrapassava os 150 pesos. O dólar paralelo, popularmente como dólar blue (ou dólar azul, na tradução), fechou cotado a 280 pesos na véspera. O “Dólar Catar”, mais caro que as duas principais moedas argentinas, entrou em vigor ontem (12), mas não tem prazo para ser encerrado, o que deve impactar as férias de verão.
Já o “Dólar Coldplay” é a variante da moeda americana que passará a ser aplicada para a contratação de atrações internacionais para shows dentro do país. Este é um dólar mais barato, que custa a cotação oficial da moeda, mais uma cobrança de 30% de impostos.
Assim, o governo argentino busca atrair mais shows para o país, tornando o processo de contratação menos custoso para empresários do setor de entretenimento.
Essas novas modalidades da moeda americana na Argentina se unem aos diversos tipos de dólar presentes no país. Recentemente, o governo anunciou, também, um dólar específico para a negociação de ações em bolsa de valores e outro para a exportação de soja.
Argentina adota dólar ‘Catar’ e ‘Coldplay’
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar fecha semana com queda de 0,77%, acima de R$ 6; bolsa cai
- Esta foi a primeira reunião de Galípolo como presidente do BC, não a última de Campos Neto
- PT reclama de Haddad e falta de explicação para eleitores com pacote fiscal
- Governo planeja campanha sobre isenção do IR
- Copom decide juros nesta quarta (11), na última reunião com Campos Neto à frente do BC
- Análise: Confronto entre governo e Faria Lima vai piorar
- Câmara dos Deputados aprova quatro projetos de segurança pública
- Quaest: 52% aprovam o trabalho de Lula; 47% desaprovam
- Lula estar hospitalizado não interfere no ritmo de votações do Congresso, diz Padilha
- Projeto de inteligência artificial deve ser votado pelo Senado nesta terça (10)