No podcast ‘De onde vem o que eu como’, ela conta histórias de sua vida com a fruta, que é indispensável para os paraenses. E explica como faz para evitar os ingredientes calóricos que as pessoas costumam adicionar ao alimento. Joelma: ‘açaí pra paraense é coisa séria’.
Divulgação
“Açaí é coisa séria no Pará”, define a cantora Joelma, que não fica sem a fruta. Sabendo disso, os fãs chegaram a presenteá-la com 50 kg de açaí quando ela teve Covid pela primeira vez, em 2020. “Eles encontraram essa maneira de cuidar de mim”, contou Joelma ao podcast “De onde vem o que eu como”.
Ela também revelou outras histórias que mostram a importância deste alimento para os paraenses. Uma delas envolve um “banho” que ela tomou ainda criança. Ouça abaixo:
Joelma é natural de Almeirim, município com 34 mil habitantes que fica no noroeste do Pará. No estado, a fruta é consumida com farinha de mandioca nas refeições, e substitui o arroz e o feijão.
“Açaí pra paraense não é só alimento, açaí é coisa séria. Envolve sentimento, família, amizade e cultura. É uma coisa muito louca, só paraense entende. São memórias afetivas grandiosas e poderosas”, destacou Joelma.
Açaí pode atuar na prevenção de doenças do coração
Açaí mais ‘light’
A açaí é uma fruta nativa da Amazônia brasileira, rica em fibras, proteínas e minerais como o cálcio e o potássio. A pedido médico, a Joelma contou que conseguiu tirar o açúcar e a farinha quando consome a fruta batida.
“Eu gosto do meu açaí congelado. Depois eu bato ele para ficar com mais sustância, como se tivesse a farinha, mas não tem. Fica top, maravilhoso”, conta.
O Pará é o maior produtor de açaí do mundo. Em 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do estado estima que a safra tenha chegado a 1,3 milhão de toneladas. As vendas internas e as exportações de produtos do açaí, entre eles a polpa e o palmito, movimentam R$ 1 bilhão por ano no Pará.
Já ouviu falar de açaí branco? Conheça a variedade
Para a cantora, açaí traz lembranças da infância e da relação com os fãs.
Divulgação
DE ONDE VEM: veja os vídeos da série
OUÇA outros episódios do podcast:
Joelma fala sobre nova turnê que relembra 28 anos de carreira: ‘Vai ter muito choro bom’
