Tela Noticias

Guacamole é prato fácil e nutritivo; aprenda a receita para fazer em casa

Guacamole é prato fácil e nutritivo; aprenda a receita para fazer em casa


Podcast ‘De onde vem o que eu como’ conta como é a cadeia produtiva do abacate, explica os benefícios e o valor nutricional da fruta. Guacamole é receita fácil e nutritiva.
Unsplash/Tessa Rampersad
O guacamole é um prato típico do México, mas que também faz sucesso entre os brasileiros. Uma variedade de abacate muito usada para a receita é o avocado, também conhecido como hass, que tem menos água e uma textura mais firme.
O podcast “De onde vem o que eu como” conversou com a Lígia Falanghe Carvalho, grande produtora de avocado em Bauru (SP). Ela contou como uma carta ajudou a família dela a exportar a fruta no início dos anos 80. Ouça o podcast e, na sequência, saiba como fazer guacamole:
Abacate perde fama de vilão para saúde e produção brasileira deve dobrar em 3 anos
Receita é fácil e rápida
Para fazer guacamole, você precisa de 1 avocado, 1 limão, 1 tomate, cebola, sal e pimenta a gosto.
A primeira dica é escolher um avocado maduro. Para saber o ponto, é só procurar pela fruta que estiver com a casca mais escura, macia ao toque. Depois de cortar o avocado, esprema um limão para evitar que a fruta comece a oxidar e, com isso, ficar escura.
O próximo passo é cortar o avocado em pedaços e na sequência amassar com um garfo. Feito isso, é hora de colocar cebola, sal e pimenta dedo-de-moça, se você preferir. Mexa bem os ingredientes.
A Lígia ensina a colocar o tomate um pouco antes de servir, porque ele solta muita água. “O importante do tomate é tirar toda a semente e deixar só a casca e a polpa”, completa.
As tortilhas mexicanas podem ser recheadas com guacamole e chilli.
Terra da Gente
Valor nutricional
As variedades de abacate são ricas em vitaminas, proteínas e minerais. A fruta tem três vezes mais potássio que a banana. O médico nutrólogo Edson Credidio, especialista nos benefícios do abacate, explica que a fruta ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL.
“O colesterol bom previne o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), doenças ligadas a problemas circulatórios”, afirma.
Mas, por ser um alimento calórico, a recomendação é consumir, no máximo, três colheres de sopa de abacate por dia.
DE ONDE VEM: ouça outros episódios do podcast
DE ONDE VEM: veja os vídeos da série
Fazenda transforma abacate em azeite e até batom

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *