Dia Nacional de Divulgação e Disseminação do Censo 2022 acontece no próximo sábado (8) em locais públicos de todas as capitais do país. Ação é definida após anúncio de prorrogação da operação censitária devido à falta de recenseadores e dificuldade de acesso a alguns setores da população.
Recenseadores estão com dificuldades para realizar o Censo em São Carlos
Reprodução/EPTV
Para tentar estimular os brasileiros a responderem à pesquisa do Censo Demográfico, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, no próximo sábado (8), em todo o país, o Dia Nacional de Divulgação e Disseminação do Censo 2022.
O evento foi criado após anúncio da prorrogação do Censo 2022 devido à falta de recenseadores e à baixa adesão à pesquisa. Inicialmente prevista para terminar no final de outubro, a coleta de informações será mantida até o começo de dezembro.
SAIBA MAIS: IBGE adia fim de coleta do Censo por falta de recenseadores
Na segunda-feira (3), o IBGE informou que pouco mais da metade (52,2%) das mais de 180 mil vagas para recenseadores foram preenchidas. Além do déficit de agentes para aplicação do questionário do Censo há, segundo o instituto, resistência de parte da população em receber os recenseadores.
“Iniciada em 1o de agosto, a coleta do Censo 2022 foi prorrogada nesta semana para durar até o início de dezembro, devido à falta de recenseadores e dificuldades encontradas em alguns setores censitários, especialmente de classe de rendimento mais altas, em responder à pesquisa” reiterou o IBGE ao divulgar o evento nacional.
Segundo o instituto, em todas as capitais do país serão montados balcões em locais públicos como praças, parques, shoppings e praias para interação com a população.
Haverá distribuição de panfletos e balões do IBGE para divulgação do Censo 2022. “Ao visitarem os pontos de divulgação, as pessoas poderão conhecer mais a operação censitária e esclarecer dúvidas sobre o recenseamento”, destacou o órgão.
A ação contará com a presença de diretores, coordenadores do Censo e coordenadores de divulgação do IBGE. O presidente do instituto, Eduardo Rios Neto, participará do evento em Belo Horizonte, capital mineira.
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Seis são investigados por suspeita de receber R$ 16,5 milhões em propina para conceder licenças ambientais do Inema na Bahia
- Sete unidades SAC passam a emitir a nova carteira de identidade em Salvador e na Região Metropolitana; confira
- Empresa produtora de resinas termoplásticas abre inscrições para programa de estágio 2025; há vagas para Salvador e Camaçari
- O que a vitória da direita e do centrão sinaliza sobre a condução da economia do país
- Bancos brasileiros melhoram previsão para crédito em 2024 e 2025, mostra pesquisa
- Fitch descarta elevar classificação de crédito do Brasil no curto prazo
- Moody’s eleva nota de crédito do Brasil e país se aproxima de grau de investimento
- Petrobras substitui presidente e diretores da PBio Após operação do Ministério Público
- Desbloqueio do X: Moraes envia pedido para manifestação da PGR após pagamento da multa
- Terceiro voo de repatriados está previsto para esta quarta-feira
- “Será super bem-vindo no MDB”, diz Nunes sobre possível expulsão de Tomás Covas do PSDB
- 3 dos 5 prefeitos eleitos nas capitais do Nordeste tiveram mais que o dobro de votos conquistados em 2020
- Governo retira urgência de votação da reforma tributária no Senado