Conquistar novos leitores e ampliar o número dos apreciadores da leitura por vários pontos da Bahia. É com este propósito que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), retomou o projeto “Leitura Sem Fronteiras”, criado, originalmente, pela Academia de Letras da Bahia em 2019, pelo então presidente Joaci Goes, hoje à frente do Instituto Geográfico.
O projeto consiste na instalação de estantes com livros, em empresas privadas e públicas, condomínios, restaurantes, escritórios, consultórios, estacionamentos de mercados, de Shopping Centers, e em pontos de transportes coletivos, gratuitamente, para atender os mais diferentes leitores. O projeto foi concebido para operar nos 417 municípios da Bahia.
Para colocar em prática o projeto, o Instituto conta com o apoio da sociedade civil, pela doação de livros. “Além do estímulo à leitura, este projeto tem o caráter educativo, pois, para a retirada do livro do espaço, caso, no momento, não tenha outro para repor na estante, o leitor assume o compromisso moral e ético, consigo próprio, em devolver a publicação para manter viva a dinâmica da rede de leitores”, explica Joaci.
Ainda de acordo com o presidente do IGHB:. “Precisamos colocar o livro no centro das atenções gerais, de modo a fomentar a leitura em nosso país, que apresenta um dos mais baixos índices de leitores. Sabemos que a leitura tem o papel extraordinário de transformar as pessoas”, ressalta Joaci Góes.
O acervo bibliográfico que o IGHB disponibilizará ao público conta com milhares de volumes com conteúdos diversos, a exemplo de obras acadêmicas, científicas, poéticas, românticas, históricas, dentre outros estilos literários.
No site oficial do IGHB (www.ighb.org.br), os interessados encontrão todas as informações de como fazer doações e as empresas como se inscreverem para que no seu estabelecimento seja instalado o projeto biblioteca/estante.
- Senai oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos de jovem aprendiz na Bahia; saiba como se inscrever
- Sesi abre inscrições para processo seletivo com mais de 10 mil vagas de cursos gratuitos para Salvador e mais 8 cidades
- Com investimento de R$ 1,5 milhão, Sesab entrega equipamentos para reforçar a saúde de Camaçari
- Luiz Caetano Apresenta Novo Secretariado com Foco em Gestão Técnica e Experiência
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Dólar cai após leilão do BC e de olho em posse de Trump; Ibovespa sobe
- Reforma tributária: saiba tudo o que muda com novo sistema
- Reforma tributária: confira vetos e o que muda com sanção de regulamentação
- Com investimento de R$ 100 bi, governo lançará Plano Nacional de Ferrovias
- Após onda de fake news, governo decide revogar ato de monitoramento do Pix
- Bolsonaro diz que Trump pode “afastar inelegibilidades” como a dele
- Futuro líder do PT na Câmara coloca aprovação do Orçamento como prioridade
- Lula chama governadores de ingratos e exalta acordo das dívidas dos estados
- “Voltar atrás no Pix foi um segundo erro”, diz ex-marqueteiro do PT
- Se Lira quiser, Lula cede Ministério da Agricultura, dizem fontes