O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), afirmou que encontrou um cenário caótico na saúde do município ao assumir o cargo. Segundo ele, postos de saúde estavam fechados, reguladores foram demitidos e equipamentos essenciais foram removidos das unidades de atendimento.
“Sou prefeito pela quarta vez e te confesso que eu não esperava. O momento que eu encontrei a cidade pior foi esse momento agora. As políticas públicas não estavam funcionando”, declarou Caetano nesta terça-feira (1º) durante o programa De Cara com o Líder, apresentado por Geraldo Júnior.
Postos fechados e falta de estrutura
O prefeito destacou que foi necessário contratar 42 novos reguladores para recompor o atendimento e restabelecer a organização dos postos de saúde. “Tive que preparar essas pessoas para trabalhar a regulação, e isso demora um tempo”, explicou.
Além disso, ele denunciou a ausência de equipamentos básicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como computadores e laboratórios para exames. “Eu chegava na UPA e não tinha um laboratório, que tem que ter. No final do ano, tivemos que fazer a escala para as UPAs e levar laboratório para lá”, completou.
A nova gestão afirma estar trabalhando para reverter a situação e garantir um atendimento de qualidade à população.