Tela Noticias

Lula na China: entenda o estado atual da relação entre a potência asiática e o Brasil e o que pode mudar com visita

Lula na China: entenda o estado atual da relação entre a potência asiática e o Brasil e o que pode mudar com visita

A China é o país que mais consome produtos brasileiros, o que já é motivo suficiente para uma aproximação, mas, segundo especialistas, além disso, a atual política externa brasileira é de uma busca por uma equidistância das grandes potências, Estados Unidos e China.

O presidente Lula vai visitar o presidente Xi Jinping, na China, na terceira viagem internacional de seu terceiro mandato.

O líder brasileiro e sua comitiva estarão na China a partir de quarta-feira (12). Essa é a segunda data da viagem: Lula iria no fim de março, mas teve que mudar por causa de uma pneumonia.

Originalmente, ele iria participar da posse de Dilma Rousseff como presidente do Banco dos Brics, mas a viagem tem como principal meta uma tentativa de restaurar uma boa relação do Brasil com a China —especialmente em nível presidencial.

A China é o país que mais consome produtos brasileiros, o que já é motivo suficiente para uma aproximação, mas, segundo especialistas, além disso, a atual política externa brasileira busca por uma equidistância das grandes potências, Estados Unidos e China (veja mais abaixo).

Abaixo veja as principais características da relação entre os dois países atualmente e como ela pode evoluir nos próximos anos, segundo analistas ouvidos pelo g1:

A mudança de governo e de retórica no Brasil
Os acordos de cooperação tecnológica
Os interesses que cada um dos dois países têm
O que o Brasil pode ganhar com uma renovação da relação
Cada um no seu quadrado: política de não interferência

Fonte: g1

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *