Presidente, que tem alta taxa de aprovação, caminhou em meio aos apoiadores. Presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador caminha no meio de apoiadores durante marcha na Cidade do México
REUTERS/Henry Romero
Dezenas de milhares de pessoas marcharam com o presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, neste domingo (27), em uma manifestação massiva no centro da capital do país para mostrar apoio ao chefe de Estado antes das eleições gerais de 2024.
Vídeo: multidão revoltada joga garrafas de água e empurra uma turista que escalou pirâmide protegida no México
Dezenas de milhares protestam no México contra reforma eleitoral de López Obrador
Apoiadores, muitos viajando de ônibus até a capital, compareceram com bandeiras mexicanas, bandas marciais e até brinquedos de pelúcia em formato do presidente enquanto enchiam a Avenida de la Reforma, na Cidade do México, cantando “É uma honra estar com Obrador”.
Helicópteros de segurança sobrevoavam enquanto a marcha se dirigia à praça Zócalo, onde o presidente – que tem quase 60% de aprovação – fará um discurso marcando seu quarto ano no cargo.
“O presidente é de origem humilde. Ele fez muitos programas sociais”, disse Teresa Magana, que juntou dinheiro com um grupo de 40 pessoas para viajar 12 horas a partir de Tabasco, estado natal do presidente. “Queremos que ele continue.”
Manifestantes protestam contra Lorenzo Cordova, diretor do Instituto Nacional Eleitoral, em apoio ao presidente Andres Manuel Lopez Obrador
REUTERS/Gustavo Graf
Os presidentes mexicanos estão limitados a um único mandato de seis anos. O ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, e a prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, que estavam na marcha, são prováveis candidatos do partido para concorrer às próximas eleições, marcadas para 2024.
A marcha ocorre quinze dias depois que dezenas de milhares de críticos do plano do presidente de reformar o sistema eleitoral do país saíram às ruas, na maior manifestação contra suas políticas até agora. Alguns manifestantes contrários a obrador rasgaram cartazes com sua imagem durante a marcha deste domingo (27).
Manifestante rasga cartaz com foto do presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador durante marcha na Cidade do México
ODRIGO OROPEZA / AFP
Veja os vídeos mais recentes do g1:
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar fecha semana com queda de 0,77%, acima de R$ 6; bolsa cai
- Esta foi a primeira reunião de Galípolo como presidente do BC, não a última de Campos Neto
- PT reclama de Haddad e falta de explicação para eleitores com pacote fiscal
- Governo planeja campanha sobre isenção do IR
- Copom decide juros nesta quarta (11), na última reunião com Campos Neto à frente do BC
- Análise: Confronto entre governo e Faria Lima vai piorar
- Câmara dos Deputados aprova quatro projetos de segurança pública
- Quaest: 52% aprovam o trabalho de Lula; 47% desaprovam
- Lula estar hospitalizado não interfere no ritmo de votações do Congresso, diz Padilha
- Projeto de inteligência artificial deve ser votado pelo Senado nesta terça (10)