Tela Noticias

Palestras encerram seminário do ISSM

Palestras encerram seminário do ISSM

Planejamento financeiro, negociação de dívidas, investimentos e previdência complementar foram os temas abordados no último dia do Seminário Financeiro e Previdenciário, promovido pelo Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM), nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

O evento aconteceu no Auditório da Secretaria de Governo (Segov) e foi destinado aos servidores efetivos do município. “O Seminário faz parte do Programa de Educação Previdenciária do ISSM e é importante porque aproxima os segurados do instituto, permitindo ao servidor ter mais informações sobre educação financeira e como se organizar para a aposentadoria”, ressaltou o diretor de Administração e Finanças do ISSM, Ernâni Sena, que ministrou a palestra Planejamento Financeiro e Negociação de Dívidas.

Durante a apresentação, o economista destacou a importância da formação e manutenção da chamada ‘reserva de emergência’, um valor que corresponde, em média, a seis vezes os gastos mensais de cada pessoa, e citou exemplos práticos de como sair do endividamento. “Para sair da situação de dívidas, o primeiro passo é fazer o orçamento familiar para ter um diagnóstico da atual situação financeira e cortar os gastos supérfluos”, pontuou, alertando para a importância da formação da reserva de emergência antes de começar a investir.

E foi sobre o tema Investimentos que o economista e servidor do instituto Diego Silva abordou em sua palestra. O especialista iniciou a apresentação ressaltando a importância do investimento em conhecimento, em seguida explicou sobre as Casas de Análises, voltadas para informações aprofundadas sobre investimentos, e as Corretoras de Valores, empresas atuantes no mercado financeiro que traçam o perfil do investidor, ofertando produtos e serviços financeiros compatíveis com o perfil.

“Antes de começar a investir, é necessário saber em qual perfil de investidor você se encaixa, conservador, moderado ou agressivo, e também saber o objetivo do seu investimento, definindo se deseja investir a curto, médio ou longo prazo”, explicou. Silva apresentou, ainda, os tipos de investimentos em renda fixa, renda variável e bolsa de valores.

“Achei o evento bastante enriquecedor do ponto de vista de educação financeira e investimentos, porque era uma realidade à qual eu ainda não tinha acesso. Os palestrantes trouxeram informações que eu desconhecia, como o bancodata.com.br, citado por Diego, eu acessei e vi que tem informações bastante completas sobre as instituições financeiras. A organização do evento também está de parabéns. Essa foi a primeira vez que recebi o lembrete de que eu estava inscrita pelo WhatsApp, me surpreendi. Então, foi muito enriquecedor, espero que se repita mais vezes e que eu possa participar”, avaliou a fiscal de serviços públicos, Lilian Brito.

A programação contou, ainda, com a palestra Previdência Complementar, apresentada pelo gerente de Estratégias Públicas do Grupo MAG, Ugo Garcia. “O Regime de Previdência Complementar surge como novidade para os novos servidores municipais, com filiação facultativa e a missão de complementar a cobertura oferecida pelo RPPS”, explicou.

O regulamento do Plano de Benefícios do Grupo MAG e o Convênio de Adesão de Camaçari foram aprovados em 27 de outubro de 2021 pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O Regime de Previdência Complementar no âmbito municipal está previsto na Lei 1524/2017, a qual determina também o teto do Regime Geral como limite máximo para o valor dos proventos de aposentadoria e de pensão por morte concedidos pelo ISSM aos servidores admitidos a partir da vigência do Regime Complementar.

“O evento contribuiu de modo significativo para o acesso gratuito e de qualidade sobre a educação financeira, investimentos e previdência complementar. Tendo em vista o cenário econômico do nosso país, essas informações nos ajudam a trilhar um caminho para reavaliarmos e adequarmos nossos planos em relação às decisões que trazem grande impacto à nossa vida a médio e longo prazo. Parabéns a toda a equipe do ISSM”, avaliou a coordenadora de Pagamento da Secretaria da Administração (Secad), Viviane Fiaes.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *