
Produção de parte do chocolate está sendo transferida para fora da Suíça, de modo que imagem de pico alpino de Matterhorn não pode mais ser usado. Embalagem do Toblerone
Getty Images via BBC
O pico da montanha Matterhorn vai ser removido em breve da embalagem do Toblerone, quando parte da produção do chocolate for transferida da Suíça para a Eslováquia.
A empresa americana Mondelez, que fabrica o Toblerone, disse que a imagem da montanha de 4.478 metros de altura, um dos cartões postais da Suíça, será substituída por um pico mais genérico.
A mudança na embalagem será feita para não violar uma lei que visa proteger a marca “Suíça”, em vigor desde 2017 no país.
A legislação prevê que símbolos nacionais não podem ser usados para promover produtos à base de leite que não sejam fabricados exclusivamente na Suíça — e, no caso de outros gêneros alimentícios, pelo menos 80% da matéria-prima do produto deve ser proveniente do país.
Como parte da produção será transferida para a Eslováquia, a embalagem da barra de chocolate em forma de pirâmide, que reproduz a imagem do pico alpino, vai precisar passar por uma reformulação.
A silhueta irregular do Matterhorn foi usada pela primeira vez na embalagem do chocolate em 1970
Getty Images via BBC
Em comunicado enviado à BBC, a Mondelez explicou que estava transferindo parte da produção para fora do país para “responder ao aumento da demanda mundial e expandir nossa marca Toblerone no futuro”.
A companhia informou que a nova embalagem incluiria uma “nova fonte e logotipo diferenciados, inspirados ainda mais nos arquivos Toblerone, e a inclusão da assinatura de nosso fundador, Tobler”.
O Toblerone, o chocolate em forma de montanha feito de leite suíço com nougat de amêndoas e mel, foi colocado à venda pela primeira vez em 1908 em Berna, capital da Suíça.
Mas só em 1970 que a silhueta recortada do Matterhorn apareceu em sua embalagem — antes disso, uma águia e um urso haviam estampado a embalagem do chocolate, de acordo com o site do Toblerone.
A Tobler, fabricante original do chocolate, foi uma empresa independente até 1970, quando se fundiu com a Suchard, formando a Interfood, que depois se juntaria à Jacobs formando a Jacobs Suchard. Essa faria parte do gigante de alimentação Kraft Jacobs Suchard em 1993, até a criação, em 2012, da Mondelez, com as marcas de chocolates e confeitaria da Kraft Foods.
A Mondelez afirmou que Berna é “uma parte importante da nossa história e vai continuar a ser no futuro”.
Em 2016, o Toblerone gerou polêmica ao mudar o design da barra de chocolate para espaçar os característicos pedaços triangulares em uma tentativa de manter os custos baixos.
Depois de muitas críticas, a empresa decidiu voltar à forma original dois anos depois.
- Dia D de Multivacinação leva população às USFs e pontos volantes neste sábado
- II Semana da Juventude reúne centenas de jovens na Cidade do Saber em encontro com arte e tecnologia
- Mutirão PopRuaJud garante acesso a serviços gratuitos para pessoas em situação de rua
- Primeira apresentação da Orquestra Juvenil de Camaçari encanta público na Cidade do Saber
- Prefeitura entrega requalificação do Centro Educacional Monteiro Lobato e beneficia 570 estudantes
- Sicredi cresce 59% em crédito para economia verde na Bahia em um ano
- Correios abrem novo programa de demissão voluntária após baixa adesão
- Safra de cana-de-açúcar deve crescer 4,7% em relação ao ano de 2025
- Nestlé anuncia demissão de 16 mil funcionários e vai encerrar produção em fábricas
- Jogos Escolares 2026 são abertos celebrando esporte, educação e inclusão em Camaçari
- Alcolumbre envia PEC do fim da escala 6×1 para CCJ
- Registro de candidaturas no TSE diminui quase 30% em quatro anos
- Leo Prates reúne apoiadores em novo comitê e destaca luta pelo fim da escala 6×1
- Eleições de 2026 registram recorde de candidaturas indígenas
- População pode participar da elaboração da LOA 2027 através da consulta pública eletrônica


