Tela Noticias

Preço do leite cai 12% na prévia da inflação de setembro; produto deve recuar mais neste ano

Preço do leite cai 12% na prévia da inflação de setembro; produto deve recuar mais neste ano


No acumulado de 2022, leite ainda acumula alta de 58%. Volta das chuvas e queda na procura devem influenciar baixa de preços. No campo, o valor de negociação do leite deve continuar em trajetória de queda até o final do ano.
Engin Akyurt/Unsplash
O preço do leite longa vida ao consumidor recuou 12% na prévia da inflação de setembro, após ter caído 1,7% em agosto, mostram dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (27).
No ano, contudo, o produto ainda acumula uma alta de 58%.
No campo, o valor de negociação do leite deve continuar em trajetória de queda até o final do ano, influenciado pelo fim da entressafra e retorno das chuvas – que melhoram a qualidade das pastagens, como já tinha previsto o economista da FGV André Braz, em agosto, em entrevista ao g1.
Entenda: estoque público de alimento pode baratear a comida?
Maiores altas e quedas de preços em setembro
Na entressafra, que ocorre durante o inverno, é quando o clima mais seco prejudica a disponibilidade e a qualidade das pastagens, forçando o produtor a alimentar os animais com ração, como soja e milho. Como os valores dos grãos estão altos, muitos criadores reduziram a produção.
Consumidor tirou do carrinho
Outro motivo do recuo é que o consumidor não aguentou pagar tão caro pelo leite.
“A inflação tem pressionado o poder de compra do consumidor, levando-o a reduzir gastos […]. Entre junho e julho, com a falta de estoques, os preços atingiram patamares bastante altos – o que levou à diminuição da demanda (procura) em agosto”, destacou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA-Esalq/USP, em boletim divulgado neste mês.
“Assim, houve inversão na tendência de preços no mercado de derivados em agosto, com expressiva queda dos valores negociados no atacado”, acrescentou.
Itens que mais tiveram queda em setembro
Itens que mais tiveram alta em setembro
De onde vem: batata ‘dorme’ por meses e só suas netas vão para os mercados
De onde vem a rosa

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *