Giorgia Meloni discursou no Parlamento italiano e garantiu que lutará contra qualquer forma de racismo, antissemitismo, violência política e discriminação. Giorgia Meloni durante seu primeiro discurso como premiê para o Parlamento
Andreas Solaro / AFP
A nova primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, líder do partido pós-fascista ‘Fratelli d’Italia’ (Irmãos da Itália), negou nesta terça-feira (25) qualquer “simpatia ou proximidade” com o fascismo.
“Nunca tive qualquer simpatia ou proximidade com regimes antidemocráticos. Por nenhum regime, incluindo o fascismo”, afirmou em seu primeiro discurso como chefe de Governo na Câmara dos Deputados.
Em seu governo, o Executivo mais à direita da Itália desde a Segunda Guerra Mundial, Meloni garante que “não se desviará um centímetro” dos valores democráticos e que “lutará contra qualquer forma de racismo, antissemitismo, violência política, discriminação”.
Reunião do Parlamento Italiano em 25 de outubro de 2022
Andreas Solaro/ AFP
Durante o discurso no Parlamento, que votará moção de confiança a seu governo (procedimento comum na Itália), Meloni tentou acabar com as dúvidas sobre sua militância desde a juventude nos movimentos fundados pelos herdeiros do fascismo.
“Venho de uma história política que foi relegada por anos”, declarou, em tom pessoal.
A líder da extrema direita também mencionou as mulheres que marcaram a história da Itália, da jornalista Oriana Fallaci até a líder antifascita Tina Anselmi, e criticou com veemência a máfia, prometendo uma linha “inflexível”.
Giorgia Meloni e Matteo Salvini conversam com as mãos cobrindo as bocas
Andreas Solaro/ AFP
Também disse que pretende “frear as saídas ilegais” de migrantes da África para a península.
“Este governo quer acabar com as saídas ilegais (a partir da África) e acabar com o tráfico de seres humanos no Mediterrâneo”, destacou.
- Na fábrica de Camaçari, BYD apresenta primeiro veículo fabricado no Brasil
- Projeto Empresário do Futuro abre inscrição para capacitação exclusiva em Camaçari
- População de Parafuso protesta após nova retirada de ônibus da linha Salvador x Camaçari
- BYD realiza evento de pré-inauguração da fábrica de Camaçari no dia 1º de julho
- Dia do Pescador será celebrado no próximo domingo em Arembepe
- Governo retoma debate e Parque de Exposições pode virar complexo com shopping, hotéis, arena e novo Centro de Convenções
- Gasolina, diesel e gás de cozinha ficam mais baratos na Bahia
- Mercosul e bloco Efta selam acordo de livre comércio
- Ataque hacker desvia R$ 800 milhões de contas bancárias e afeta pix
- Estatais federais acumulam maior déficit nominal desde 2002, aponta BC
- Dino exalta STF após críticas de Trump ao Brasil
- Bolsonaro reage com versículo após taxação de Trump
- Ex-aliado de ACM Neto se declara “soldado” de Jerônimo
- Presidente Lula destaca importância do 2 de Julho na história do país: ‘povo baiano expulsou, definitivamente, os portugueses do Brasil’
- “Coração da independência”: Jerônimo apoia nacionalização do 2 de Julho